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Título: Simulated Annealing aplicado à resolução do problema de roteamento de veículos com janela de tempo.
Autor(es): Gomes Júnior, Aloísio de Castro
Souza, Marcone Jamilson Freitas
Martins, Alexandre Xavier
Data do documento: 2005
Referência: GOMES JÚNIOR, A. de C.; SOUZA, M. J. F.; MARTINS, A. X. Simulated Annealing aplicado à resolução do problema de roteamento de veículos com janela de tempo. Revista Transportes, v. 13, n. 2, p. 5-20, dez. 2005. Disponível em: <http://revistatransportes.org.br/anpet/article/view/98/87>. Acesso em: 14 maio 2012.
Resumo: Este trabalho apresenta um algoritmo eficiente, baseado na metaheurística Simulated Annealing (SA), para resolver o Problema de Roteamento de Veículos com Janela de Tempo. Esse problema tem como objetivo determinar as rotas de custo mínimo para uma frota de veículos de mesma capacidade, atendendo à demanda de um conjunto de clientes, para os quais o atendimento somente é possível dentro de um intervalo de tempo determinado, chamado ja -nela de tempo. A metodologia proposta, denominada SA-RAI, incorpora ao algoritmo Simulated Annealing clássico, mecanismos auto-adaptativos para determinação da temperatura inicial e número de iterações em uma mesma temperatura. Nesta metodologia, quando a temperatura atinge um valor limiar, a mesma é reaquecida um certo número de vezes, possibilitando escapar de ótimos locais. Além disso, ela conta com uma fase de intensificação. Sempre que uma melhor solução é encontrada, ela é submetida a um procedimento de refinamento, visando ao seu melhoramento. A metodologia foi aplicada a 168 problemas-teste da literatura e 13 novos melhores resultados foram encontrados.
Resumo em outra língua: This work presents an efficient algorithm based on Simulated Annealing metaheuristic (SA) for solving the Vehicle Routing Problem with Time Windows. The goal of this problem is to find a set of routes with minimum cost (in terms of traveled distance) for a fleet of identical vehicles based at the depot, obeying the capacity of the vehicles and the demand of a set of costumers and its predefined time windows. The proposed method, named SA-RAI, uses auto-adaptive mechanisms to determine the initial temperature and number of iterations in a same temperature. When the temperature is close to zero, there is a reheating in order to escape local optimums. In addition, SA-RAI uses a refinement phase when a new best solution is found. The proposed method was applied to 168 benchmarks and 13 new best solutions were found.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/749
ISSN: 1415-7713
Licença: Disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Transportes <http://revistatransportes.org.br/anpet/index>. Acesso em: 27 fev. 2014.
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