Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7420
Título: O uso da agroecologia no ensino de ciências sob a perspectiva da extensão rural : uma proposta de manual de apoio didático-pedagógico aos professores.
Autor(es): Souza, Gisele Rodrigues
Orientador(es): Moreira, Leandro Marcio
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Palavras-chave: Ecologia agrícola
Extensão rural
Ciências - estudo e ensino
Taxonomia vegetal - elódea
Lagoa da Bagagem - RS
Data do documento: 2016
Membros da banca: Moreira, Leandro Marcio
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Souza, Gilmar Pereira de
Laureano, Fernando Verassani
Referência: SOUZA, Gisele Rodrigues. O uso da agroecologia no ensino de ciências sob a perspectiva da extensão rural: uma proposta de manual de apoio didático-pedagógico aos professores. 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada durante o desenvolvimento de um projeto de educação ambiental nas escolas urbanas municipais sobre as atividades de manejo integrado da elódea na Lagoa da Bagagem em São Gonçalo do Pará – MG. O objetivo principal foi criar um material paradidático sobre agroecologia, agricultura convencional e ecologia para apoio didático pedagógico aos professores sob a perspectiva da extensão rural, que os permitirá trabalhar conceitos científicos de forma contextualizada e participativa. Para a construção do material paradidático foi realizada uma pesquisa participativa com abordagem qualitativa como metodologia, o que proporcionou dados e conhecimentos para produzir um material mais adequado à realidade local. O público alvo foram quatro supervisoras e os alunos de duas escolas do Ensino Fundamental I. As atividades da pesquisa envolveram reuniões, palestra e entrevista com as supervisoras, palestra e concurso para os alunos. Os resultados mostraram que, inicialmente, houve dificuldade das supervisoras e professoras em abordarem temas científicos, problematizar a realidade e incorporá-la no currículo escolar. Porém, a medida que o projeto de educação ambiental foi se desenvolvendo e principalmente após a participação dos alunos, que demonstraram fortemente o interesse pelo estudo de temas locais e relacionados ao cotidiano da comunidade, identificamos fatores que repercutiram positivamente no desenvolvimento do projeto. Entre esses fatores destacamos: a associação da prática extensionista e a construção coletiva do conhecimento na escola a partir da problematização da realidade; descentralização e democratização dos processos de planejamento e execução do projeto; proposta interdisciplinar utilização de espaços não formais e a divulgação e socialização do projeto. Esses resultados subsidiaram a criação de um manual denominado "Agroe(s)cologia: agroecologia na escola", destinado aos professores, com sugestões de atividades teóricas-práticas, divididas em quatro grandes temas recorrentes no município: a Lagoa da Bagagem, solo e agricultura, fertilizantes e agrotóxicos.
Resumo em outra língua: This research was accomplished during the development of an environmental-educational project in the urban public city schools. The research is about the activities of an integrated handing of the elodia in the Lagoa da Bagagem in São Gonçalo do Pará - MG. The main goal was to create a paradidactic material to support teachers about agroecology, conventional agriculture and ecology under the perspective of the rural extension that will allow working scientific concepts in a contextualized and participative way. To construct the paradidactic material was used a participative research with a qualitative approach as a methodology that produced data and knowledge to make an appropriate material to the local reality. The target audience was four women supervisors and the students of two elementary schools. The research activities were meetings, lectures and interviews with the women supervisors, lectures and contests for the students. At first, the results showed some difficulty from the women supervisors and the teachers in approaching scientific themes, problems with reality and incorporate them into the school curriculum. However, as the environmental-educational project was being developed and mainly, after the participation of the students that intensely demonstrated the interest for the study of local themes and related to the daily community, we identified elements that positively rebounded in the development of the project. Among these elements we emphasize: the association of the extensionist experience and the collective construction of knowledge in school from the problematization and democratization of the planning processes and the execution of the project; the interdisciplinary proposal in the use of the non-formal places and the project socialization. These results contributed for the creation of a manual called Agroe(s)cologia: agroecology at school dedicated to the teachers with suggestions of theoretical and practical activities divided in four big recurrent themes in the city: the Lagoa da Bagagem, soil and agriculture, fertilizers and pesticides.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7420
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/02/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_UsoAgroecologiaEnsino.pdf6,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_AgroescolaAgroecologiaEscola.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons