Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7418
Título: Escravidão e decadência nos Estados Unidos e no Império do Brasil : Torres Homem e seu diálogo com Alexis de Tocqueville.
Autor(es): Rangel, Marcelo de Mello
Palavras-chave: Slavery
United States
Empire of Brazil
Data do documento: 2012
Referência: RANGEL, M. de M. Escravidão e decadência nos Estados Unidos e no Império do Brasil: Torres Homem e seu diálogo com Alexis de Tocqueville. Dimensões: Revista de História da UFES, Vitória, v. 29, p. 208-237, 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.ufes.br/dimensoes/article/viewFile/5406/3992>. Acesso em: 21 mar. 2017.
Resumo: Discutimos o problema da escravidão segundo Torres Homem. Para o autor, a escravidão é uma instituição que provoca a decadência e a ruína, necessária, dos povos que a adotam. Analisaremos, para tanto, o estudo que o autor faz do Norte e do Sul dos Estados Unidos através de sua leitura da Democracia na América. Como veremos, o Norte dos Estados Unidos confirmam a tese de que o trabalho livre produz progresso moral e material e, por outro lado, o trabalho escravo, próprio ao Sul, determinaria a decadência dos “povos” que o adotam. Por fim, perceberemos o pessimismo de Torres Homem em relação ao próprio destino do Império do Brasil, e isto em função da radicalização da escravidão.
Resumo em outra língua: We discuss the problem of Slavery second Torres Homem. For the author, slavery is an institution that causes decay and ruin, needed, people who adopt it. We will look to both the study that the author makes the North and South of the United States through his careful reading of Democracy in America. As we shall see, the northern United States confirm the thesis that free labor produces moral and material progress and, on the other hand, slave labor, the South itself, determine the decay of the people who adopt it. Finally, we will see the pessimism of Torres Homem with the fate of the Empire of Brazil, and this according to the radicalization of slavery.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7418
Link para o artigo: http://www.periodicos.ufes.br/dimensoes/article/viewFile/5406/3992
ISSN: 2179-8869
Aparece nas coleções:DEHIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EscravidãoDecadênciaEstados.pdf
  Restricted Access
313,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.