Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7404
Title: Sertanistas das Minas do Ouro : senhores de tapanhunos e carijós.
Authors: Andrade, Francisco Eduardo de
Keywords: Bandeirismo
Escravidão
Issue Date: 2013
Citation: ANDRADE, F. E. de. Sertanistas das Minas do Ouro: senhores de tapanhunos e carijós. Politéia, v. 13, p. 21-42, 2013. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/politeia/article/view/3756>. Acesso em: 20 mar. 2017.
Abstract: Pretende-se abordar as trajetórias dos senhores da Capitania de São Paulo (ou do Planalto de Piratininga e do litoral vicentino) que ocuparam/exploraram as Minas do ouro, desde os primeiros anos dos Setecentos. Confronta-se, a partir dos inventários pós-morte e dos testamentos da Vila de Nossa Senhora do Carmo (cidade de Mariana a partir de 1745), o estilo de vida destes novos mineradores com o dos bandeiristas do século anterior, quando estes regiam o negócio do apresamento e da administração indígenas. Conferimos, para isso, a perspectiva historiográfica sobre a transformação do trabalho compulsório na nova conjuntura da instituição das Minas do ouro da Capitania de São Paulo, período em que se observa o predomínio dos negros africanos nas posses, com a inserção dos potentados paulistas na rede mercantil do tráfico atlântico, e, ao mesmo tempo, um nítido decréscimo do número de índios administrados trabalhando nas suas propriedades.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7404
ISSN: 2236-8094
metadata.dc.rights.license: O periódico Politeia: História e Sociedade permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1954>. Acesso em: 01 nov. 2019.
Appears in Collections:DEHIS - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_SertanistasMinasOuro.pdf291,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.