Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7377
Title: A interação professor-aluno em sala de aula no ensino superior : o curso de administração de empresas.
Other Titles: Interaction teacher-student in the higher education classroom : the course of business administration.
Authors: Jardilino, José Rubens Lima
Amaral, Derly Jardim do
Lima, Delmário Ferreira
Keywords: Trabalho docente
Learning and interaction teacher-student
Issue Date: 2010
Citation: JARDILINO, J. R. L.; AMARAL, D. J. do; LIMA, D. F. A interação professor-aluno em sala de aula no ensino superior: o curso de administração de empresas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 101-119, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=3427&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 14 mar. 2017.
Abstract: Este artigo tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a interação professor-aluno em sala de aula. Para a coleta de dados foram utilizados os métodos qualitativo e quantitativo. O primeiro com uso de entrevistas e o segundo com questionários. Os dados da entrevista foram submetidos à Análise de Conteúdo e os dados dos questionários à Análise Fatorial. A amostra foi composta de alunos de 8º semestre dos três períodos do curso de Administração de duas universidades privadas, ambas localizadas na cidade de São Paulo. Os resultados finais sugerem que os alunos valorizam a atuação do professor que adota uma abordagem humanista na sua opção pedagógica. Nesta abordagem, o professor exerce um papel de facilitador de um aprendizado centrado no aluno.
metadata.dc.description.abstracten: This article shows the results of a research about the teacherstudent interaction inside the classroom. For the collection of data it was used of the methods qualitative and quantitative. The first one with use of interviews and as with questionnaires. The data of the interview had been submitted the Analysis of Content and the questionnaires the Factorial Analysis. The sample was composed of the students of the 8º semester of three periods in the course of administration in two private universities, both located in the São Paulo city. The end results suggest that students appraise the teacher style that adopts a humanistic approach for his pedagogical option. In this approach the teacher plays the role of a facilitator in a studentoriented learning process.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7377
ISSN: 1518-3483
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Revista Diálogo Educacional estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Diálogo Educacional <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd99=actual> Acesso em: 01 nov. 2019.
Appears in Collections:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_InteraçãoProfessorAluno.pdf
  Restricted Access
668,83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.