Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7377
Título: | A interação professor-aluno em sala de aula no ensino superior : o curso de administração de empresas. |
Título(s) alternativo(s): | Interaction teacher-student in the higher education classroom : the course of business administration. |
Autor(es): | Jardilino, José Rubens Lima Amaral, Derly Jardim do Lima, Delmário Ferreira |
Palavras-chave: | Trabalho docente Learning and interaction teacher-student |
Data do documento: | 2010 |
Referência: | JARDILINO, J. R. L.; AMARAL, D. J. do; LIMA, D. F. A interação professor-aluno em sala de aula no ensino superior: o curso de administração de empresas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 101-119, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=3427&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 14 mar. 2017. |
Resumo: | Este artigo tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a interação professor-aluno em sala de aula. Para a coleta de dados foram utilizados os métodos qualitativo e quantitativo. O primeiro com uso de entrevistas e o segundo com questionários. Os dados da entrevista foram submetidos à Análise de Conteúdo e os dados dos questionários à Análise Fatorial. A amostra foi composta de alunos de 8º semestre dos três períodos do curso de Administração de duas universidades privadas, ambas localizadas na cidade de São Paulo. Os resultados finais sugerem que os alunos valorizam a atuação do professor que adota uma abordagem humanista na sua opção pedagógica. Nesta abordagem, o professor exerce um papel de facilitador de um aprendizado centrado no aluno. |
Resumo em outra língua: | This article shows the results of a research about the teacherstudent interaction inside the classroom. For the collection of data it was used of the methods qualitative and quantitative. The first one with use of interviews and as with questionnaires. The data of the interview had been submitted the Analysis of Content and the questionnaires the Factorial Analysis. The sample was composed of the students of the 8º semester of three periods in the course of administration in two private universities, both located in the São Paulo city. The end results suggest that students appraise the teacher style that adopts a humanistic approach for his pedagogical option. In this approach the teacher plays the role of a facilitator in a studentoriented learning process. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7377 |
ISSN: | 1518-3483 |
Licença: | Os trabalhos publicados na Revista Diálogo Educacional estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Diálogo Educacional <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd99=actual> Acesso em: 01 nov. 2019. |
Aparece nas coleções: | DEEDU - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_InteraçãoProfessorAluno.pdf Restricted Access | 668,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.