Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7286
Título: A Feira de Artesanato em Pedra Sabão, como produto turístico, na perspectiva dos artesãos, Ouro Preto-MG.
Título(s) alternativo(s): Craft Fair in Stone Soap while tourism product from the perspective of artisans, Ouro Preto-MG, Brazil.
Autor(es): Machado, Simone Fernandes
Fonseca Filho, Ricardo Eustáquio
Palavras-chave: Produtores de artesanato
Identidade cultural
Crafts artisans
Cultural identity
Data do documento: 2014
Referência: MACHADO, S. F.; FONSECA FILHO, R. E. A Feira de Artesanato em Pedra Sabão, como produto turístico, na perspectiva dos artesãos, Ouro Preto-MG. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, v. VIII, p. 39-65, 2014. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/oit/article/view/13535/30883>. Acesso em: 13 fev. 2017.
Resumo: As feiras, além da comercialização de mercadorias, são, desde a antiguidade, formas de valorização do patrimônio cultural. A Feira de Artesanato em Pedra Sabão de Ouro Preto-MG, principal ponto de comercialização desse tipo de artesanato, carece de maiores estudos do artesanato como produto turístico. No contexto deste trabalho, objetivou-se compreender o empreendimento na visão dos artesãos, identificando forças e carências do atrativo como possível produto turístico. Para tanto, a metodologia utilizada se deu com base em pesquisas bibliográficas e 15 entrevistas qualiquantitativas. Constatou-se que, embora o artesanato em pedra-sabão represente genuinamente uma herança cultural local — com material oriundo, em sua maioria, do distrito de Santa Rita de Ouro Preto —, são necessárias ainda ações que visem a atender aos artesãos no que tange à organização cooperativista, às melhorias na infraestrutura, ao maior envolvimento do setor público e ao apoio na divulgação dos trabalhos.
Resumo em outra língua: The fairs, although commercialization of goods, they are since ancient times a form of appreciation to the cultural patrimony. The Market fair of hand-made-crafts of Soap Stones in OuroPreto-MG, Brazil, main outlet of commercialization of these kinds of crafts, needs larger studies to understand the vision of the investments of the artisans, identifying strengths and deficiencies of the attractive when focused as possible touristic product. As methodology for the studies used; it was based in bibliography of 15 interviews qualitative-quantitative. It is evident, even though the crafts in soap stone represents genuinely a cultural local heritance – with material collected in its majority from the district of Santa Rita of OuroPreto — that there are still actions needed to observe the artisans in what touches the cooperative organization, infrastructure improvements, larger approach of the public sector and support to promote their work.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7286
Link para o artigo: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/oit/article/view/13535/30883
DOI: http://dx.doi.org/10.12660/oit.v8n1.13535
ISSN: 1980-6965
Aparece nas coleções:DETUR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ FeiraArtesanatoPedra.pdf
  Until 2054-02-13
2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.