Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7208
Title: Interdisciplinaridade e contextualização no currículo de matemática de um curso de ensino médio integrado ao técnico.
Authors: Santos, Fernanda Pereira
Viana, Marger da Conceição Ventura
Keywords: Curso técnico
Educação matemática
Issue Date: 2011
Citation: SANTOS, F. P.; VIANA, M. da C. V. Interdisciplinaridade e contextualização no currículo de matemática de um curso de ensino médio integrado ao técnico. Revista da Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 1, p. 17-21, 2011. Disponível em: <http://www.cead.ufop.br/jornal/index.php/redumat/article/view/323/281>. Acesso em: 01 fev. 2017.
Abstract: Com esta pesquisa pretende-se reestruturar ou reformular o Currículo de Matemática de um Curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico, levando em consideração as disciplinas técnicas. Inicialmente será realizada uma revisão da literatura sobre a teoria curricular. Com isso verificar-se-á quais as mudanças que o estudo interdisciplinar entre a Matemática e as disciplinas técnicas podem proporcionar ao currículo em ação. Desenvolver-se-á, inicialmente uma verificação do currículo de Matemática de um determinado curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico do IFBaiano. Será considerado o currículo apresentado ao Ministério da Educação (MEC) no Projeto de Implementação do curso. Na inexistência deste será proposta a elaboração de um currículo à Instituição de ensino, de acordo com as etapas metodológicas: análise dos objetivos e ementas das disciplinas técnicas do curso. Essa análise será estruturalista e tipológica e envolverá entrevista voluntária com os professores das referidas disciplinas sobre a importância de conteúdos matemáticos para o desenvolvimento das mesmas. Comparação da disposição das referidas disciplinas no fluxograma dos cursos, conteúdos matemáticos abordados, a precedência dos mesmos no currículo e os objetivos desses para as disciplinas técnicas. Análise da estruturação dos conteúdos de Matemática para auxiliar na aprendizagem das disciplinas técnicas, com a participação voluntária dos professores de Matemática, para a reestruturação curricular, se necessária. Elaborar um sistema de atividades interdisciplinares para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática que contemple habilidades e competências para as aplicações necessárias à aquisição do conhecimento técnico operacional das disciplinas técnicas. Implementação de forma experimental do novo currículo a ser elaborado, em algumas turmas escolhidas de forma aleatória, para a verificação do currículo em execução.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7208
metadata.dc.identifier.uri2: http://www.cead.ufop.br/jornal/index.php/redumat/article/view/323/281
ISSN: 2237809X
Appears in Collections:DEETE - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_InterdisciplinaridadeContextualizaçãoCurrículo.pdf66,62 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.