Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7163
Título: Tutoria em EaD, linguagem e comunicação : análise de postagens em um fórum de formação de tutores.
Título(s) alternativo(s): Tutoring in Distance Education, language and communication : analysis of posts on a forum for tutor training.
Autor(es): Corrêa, Hércules Tolêdo
Melo, Sandra Augusta
Neves, Flora de Melo
Palavras-chave: Linguagem e interação
Language and interaction
Data do documento: 2012
Referência: CORRÊA, H. T.; MELO, S. A.; NEVES, F. de M. Tutoria em EaD, linguagem e comunicação : análise de postagens em um fórum de formação de tutores. Educação & Tecnologia, v. 17, n. 1, p. 35-53, 2012. Disponível em: <https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/433/428>. Acesso em: 01 fev. 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as participações de 135 tutores em um fórum virtual de discussões sobre Linguagem e Comunicação em EaD durante o I Fórum Virtual de Tutores do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD, da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, realizado em fevereiro de 2010. O trabalho procurou identificar, por meio da análise das 200 postagens feitas, quais questões são consideradas relevantes para esses profissionais, no que tange: 1) ao papel das tecnologias como mediadoras de seu trabalho; 2) ao aspecto instrumental da linguagem e da comunicação; 3) à importância do domínio dos recursos de comunicação e linguagem para seu exercício profissional; e 4) às diferentes formas de interação linguística na EaD. Pela análise quantitativa por categorização das postagens no fórum, foi identificado que 26% das inserções comentam as habilidades e competências necessárias ao desempenho dos diferentes papéis na rede da EaD, seguidas de menções às diferentes formas de interação linguística na EaD (23%), de referências à relação entre linguagem e aprendizagem (17,5%) e de comentários sobre as evoluções estruturais e tecnológicas da EaD (13,5%). Foi ainda identificado que, em quase 30% das postagens, os tutores não estiveram atentos ou não acrescentaram informações aos tópicos discutidos no AVA (5% das postagens são fugas do tema e 24,5% delas foram consideradas participações sem contribuição significativa). Concluiu-se que houve concordância, por parte dos tutores, sobre os pontos escolhidos para discussão e abordados no AVA, não havendo predomínio de nenhum deles sobre os outros. Também foi feita uma breve análise qualitativa, em que alguns pontos importantes foram levantados.
Resumo em outra língua: This paper aims to analyze the participation of 135 tutors in a virtual forum for discussions on Language and Communication in Distance Education during the First Virtual Forum of Tutors of the Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD of the Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP held in February 2010. The study sought to identify, by analysis of 200 posts made, what issues are considered relevant to these professionals, regarding: 1) the role of technology as their work mediator, 2) the instrumental aspect of language and communication; 3) the importance of the mastership of language and communication resources for their professional practice, and 4) the different forms of linguistic interaction in distance education. Through quantitative analysis by categorizing the posts on the forum, was identified that 26% of insertions comment on the necessary skills and competencies for the performance of different roles in the network of distance education, followed by references to various forms of linguistic interaction in distance education (23%) references to the relationship between language and learning (17.5%) and comments on the structural and technological developments of distance education (13.5%). Were also identified that nearly 30% of the tutors posts were not aware or did not contribute to the topics discussed in the VLE (5% of posts are out of the theme and 24.5% were considered empty talk). It was concluded that there was agreement on the part of the tutors on the points chosen for discussion and addressed in the VLE, with no greater incidence of any of them over others. Also a brief qualitative analysis, in which some important points were raised, was made.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7163
Link para o artigo: https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/433/428
ISSN: 23177756
Aparece nas coleções:DEETE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TutoriaEaDLinguagem.pdf
  Until 2030-02-01
182,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.