Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7159
Título : | Articulações e tensões na configuração da tutoria em cursos de EAD : o caso do curso de pedagogia do CEAD/UFOP. |
Otros títulos : | Interrelations and tensions in the constituition of tutoring in distance education courses : the case of the pedagogy course at CEAD/UFOP. |
Autor : | Jorge, Gláucia Maria dos Santos Antonini, Elizabeth |
Palabras clave : | Educação a distância Tutoria Trabalho colaborativo Distance education Tutoring |
Fecha de publicación : | 2011 |
Citación : | JORGE, G. M. dos S.; ANTONINI, E. Articulações e tensões na configuração da tutoria em cursos de EAD : o caso do curso de pedagogia do CEAD/UFOP. Vertentes, São João del Rei, v. 19, p. 129-140, 2011. Disponível em: <http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/vertentes/v.%2019%20n.%201/Glaucia_e_Elizabeth.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2017. |
Resumen : | O objetivo deste artigo é relatar a experiência da configuração da tutoria do curso de Pedagogia do CEAD/UFOP, contextualizado no Sistema Universidade Aberta do Brasil. As políticas públicas que balizaram a implantação da EaD no CEAD/UFOP e a transição de um trabalho baseado em materiais impressos para outro que envolvia tecnologias fomentaram discussões sobre a organização da tutoria, a precarização do trabalho do tutor e a necessidade de debates sobre a institucionalização da profissão “tutor”. Atentamos para o fato de que a possibilidade de organização da tutoria está relacionada às políticas públicas e ao projeto pedagógico do curso. Portanto, o trabalho colaborativo de professores e tutores agrega qualidade ao processo educativo. |
metadata.dc.description.abstracten: | The goal of this paper is to report the experience with the development of a tutoring program for the undergraduate Pedagogy course at the Center for Distant Education (CEAD) of Federal University of Ouro Preto (UFOP), within the context of the Brazilian Open University (UAB). The public policies that founded the implementation of Distance Education at CEAD/UFOP and the transition from a paper based work to a technology based one motivated discussions about the organization of a tutoring program, the working conditions of tutors and the need for the institutionalization of the job “tutor”. We focus on the fact that the organization of tutoring is intricate in these policies, as well as with the pedagogic project of the course. We conclude that collaboration between tutors and professors brings higher quality to the course. |
URI : | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7159 |
metadata.dc.identifier.uri2: | http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/vertentes/v.%2019%20n.%201/Glaucia_e_Elizabeth.pdf |
Aparece en las colecciones: | DEETE - Artigos publicados em periódicos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ArticulaçõesTensõesConfiguração.pdf Until 2030-01-27 | 105,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.