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dc.contributor.authorOliveira, Davidson Paulo Azevedo-
dc.contributor.authorViana, Marger da Conceição Ventura-
dc.date.accessioned2017-01-20T14:27:34Z-
dc.date.available2017-01-20T14:27:34Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, D. P. A.; VIANA, M. da C. V. A perspectiva sociocultural da história da matemática na sala de aula: possibilidades e limites. REMATEC, v. 9, n. 16, p. 107-129, maio/ago. 2014. Disponível em: <http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/381>. Acesso em: 18 jan. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1980-3141-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7141-
dc.description.abstractA disponibilização de estudos na literatura brasileira sobre a utilização da perspectiva sociocultural da História da Matemática na sala de aula é recente. Assim, este artigo apresenta uma discussão sobre a utilização pedagógica da História da Matemática baseada em argumentos teóricos e em uma pesquisa empírica com algumas possibilidades e limites para a aplicação dessa abordagem metodológica de ensino em sala de aula. Uma das implicações educacionais dessa perspectiva para a Educação Matemática está relacionada com a sua pertinência para as pesquisas nessa área de investigação, pois pode auxiliar no desenvolvimento de atividades curriculares que procuram valorizar a cultura dos alunos ao mesmo tempo em que apresentam perspectivas metodológicas inovadoras para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Então, argumenta-se sobre a utilização dos aspectos históricos da matemática, discutindo-se sobre a fundamentação teórica de sua perspectiva sociocultural. Esse artigo também apresenta uma análise de exemplos sobre as possibilidades da utilização dessa perspectiva, bem como alguns limites que podem ser enfrentados pelos professores no desenvolvimento das atividades curriculares propostas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.titleA perspectiva sociocultural da história da matemática na sala de aula : possibilidades e limites.pt_BR
dc.title.alternativeThe social-cultural perspective in the history of mathematics in classrooms: possibilities and limits.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Rematec permite a redistribuição, não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY-NC-ND). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2274>. Acesso em: 25 abr. 2022.-
dc.description.abstractenThe availability of studies in Brazilian literature about the use of the social-cultural perspective of History of Mathematics is recent. This article presents a discussion about the pedagogical use of History of Mathematics based on theoretical arguments and in an empirical study with some possibilities and limits of the application of this teaching methodological approach in classrooms. One of the implications of this perspective in Mathematics Education is related to its pertinence to research in this investigation area, especially in regards to the development of curricular activities that seek to value a student’s culture as well as to present innovative methodological perspectives related to the process of teaching and learning of mathematics. Thus, there are arguments about the use of historical aspects that discuss the theoretical foundations of its social and cultural perspective. This paper also presents the analysis of examples related to the possibilities of the use of this perspective as well as some of it limits that can be faced by teachers during the development of proposed curricular activities.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2014.n16.p107%20-%20129.id381-
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