Entre os caminhos e descaminhos da estrada proibida do sertão da Bahia : a Superintendência do Rio das Velhas e o abastecimento das minas nos primeiros anos de exploração aurífera (1701 – 1716).

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2015
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A relação entre a Metrópole e a Colônia, marcada pela dialética e pela negociação, se fez presente também nas Minas. O Império português se viu diante de uma realidade completamente nova quando, em 1694, houve o primeiro manifesto oficial da descoberta do ouro. Foi preciso pensar de que forma se controlaria e administraria a região, assim como formular meios de organizar e taxar a extração do ouro. As medidas colonizadoras que eram praticadas no Nordeste açucareiro não caberiam para a realidade que a descoberta do ouro passou a apresentar. É nesse contexto, portanto, que surge a medida proibitiva de transitar com qualquer tipo de mercadoria pela chamada Estrada do Sertão da Bahia, à exceção do gado. Tudo, a partir daquele momento, deveria adentrar pelos portos do Rio de Janeiro e seguir rumo às Minas, inclusive os cativos. Acontece, contudo, que, mesmo sendo proibida, a via continuou a ser utilizada por descaminhadores, e os homens responsáveis pela fiscalização da estrada nem sempre se mostravam tão zelosos no que dizia respeito aos interesses reais, principalmente quando em detrimento dos próprios. Nesse sentido, outra medida visando ordenar a conjuntura da descoberta do ouro foi a criação das superintendências, inclusive a das Minas do Rio das Velhas, responsável pela fiscalização do trânsito pela estrada proibida. Portanto, preocupamonos aqui em tentar compreender como se deu a relação entre Metrópole e Colônia e os ensaios colonizadores daquela frente a esta, focando a atuação dos agentes da Superintendência da Minas do Rio das Velhas no que diz respeito aos descaminhos praticados pela estrada proibida do Sertão da Bahia.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Superintendência do Rio das Velhas, Estrada proibida da Bahia, Minas Gerais - hitsória - séc. XVIII
Citação
NEVES, Pollyanna Precioso. Entre os caminhos e descaminhos da estrada proibida do sertão da Bahia: a Superintendência do Rio das Velhas e o abastecimento das minas nos primeiros anos de exploração aurífera (1701 – 1716). 2015. 165 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2015.