Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7113
Title: A educação dos surdos : avanços e desafios.
Authors: Oliveira, Rosely Lucas de
metadata.dc.contributor.advisor: Diniz, Margareth
Keywords: Surdos - educação
Bilinguismo
Educação inclusiva - política
Issue Date: 2015
metadata.dc.contributor.referee: Diniz, Margareth
Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá
Rodrigues, Sônia Maria
Citation: OLIVEIRA, Rosely Lucas de. A educação dos surdos : avanços e desafios. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.
Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar os processos pelos quais a educação de surdos atravessou, buscando analisar seus avanços e desafios. Atualmente, existe uma política formal do Ministério da Educação que dá ênfase ao modelo de educação inclusiva, enquanto o Movimento Surdo e pesquisadores (QUADROS, 2000; 2006; BOTELHO, 2003) defendem um modelo de educação bilíngue em escolas específicas. Este trabalho procura analisar o percurso e os vários contextos pelos quais a educação de surdos passou. Ao longo dos anos, quais modelos de educação de surdos foram desenvolvidos? Quais políticas educacionais brasileiras organizaram e implementaram esses modelos? Dentre elas, quais garantiram uma educação que reconhecesse e garantisse a diversidade linguística e cultural do surdo? Qual foi a participação dos surdos nessas políticas? Este estudo objetiva analisar os processos percorridos pela educação de surdos no Brasil até atingir uma defesa ampla pela escola/educação bilíngue. Por meio da aproximação da experiência pessoal da autora com uma ampla revisão bibliográfica, procura-se discutir os vários modelos educacionais numa perspectiva histórica e biográfica e os principais desafios e avanços contemporâneos da educação de surdos.
metadata.dc.description.abstracten: This work aims to analyze the processes by which deaf education across, trying to analyze their progress and challenges. Currently, there is a formal policy of the Ministry of Education that emphasizes the inclusive education model, while the Deaf Movement and researchers (QUADROS, 2000; 2006; BOTELHO, 2003) defend a model of bilingual education in specific schools. This paper analyzes the route and the various contexts in which the deaf education passed. Over the years, which deaf education models were developed? What Brazilian educational policies organized and implemented these models? Among them, which guaranteed an education that recognize and guarantee the linguistic and cultural diversity of the deaf? What was the participation of deaf people in these policies? This study aims to analyze the processes covered by deaf education in Brazil to reach a full defense by the school/bilingual education. Through the approach of the personal experience of the author with an extensive literature review, we will discuss the various educational models within a historical and biographical perspective and the key challenges and contemporary advances in deaf education.
Description: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7113
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 05/05/2015, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Appears in Collections:PPL - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_EducaçãoSurdosAvanços.pdf1,82 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons