Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7106
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorRosa, Milton-
dc.contributor.authorOrey, Daniel Clark-
dc.date.accessioned2017-01-20T10:24:14Z-
dc.date.available2017-01-20T10:24:14Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationROSA, M.; OREY, D. C. Etnomodelagem: a abordagem dialógica na investigação de saberes e técnicas êmicas e éticas. Revista Contexto & Educação, Ijuí, ano 29. n. 94, p. 132-152, set./dez. 2014. Disponível em: <https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/3110>. Acesso em: 18 jan. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1309-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7106-
dc.description.abstractA aplicação da etnomatemática em conjunto com as ferramentas da modelagem fornece por meio da etnomodelagem uma visão holística do conhecimento matemático desenvolvido pelos membros de grupos culturais distintos. A etnomodelagem procura conectar os aspectos culturais da Matemática com os seus aspectos acadêmicos. Nesse contexto, o principal objetivo deste artigo é alertar os pesquisadores e investigadores para a necessidade do desenvolvimento de pesquisas e investigações em etnomodelagem com a utilização das abordagens êmica, ética e dialógica. Essas abordagens permitem que esses profissionais adquiram uma compreensão ampla do conhecimento matemático desenvolvido pelos membros de grupos culturais distintos. Concluímos que no processo da etnomodelagem a promoção do diálogo entre os conhecimentos locais e acadêmicos é importante para aproximá-los por meio da elaboração de atividades contextualizadas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectAbordagem êmicapt_BR
dc.subjectAbordagem éticapt_BR
dc.subjectEmic approachpt_BR
dc.subjectEtic approachpt_BR
dc.titleEtnomodelagem : a abordagem dialógica na investigação de saberes e técnicas êmicas e éticas.pt_BR
dc.title.alternativeEthnomodeling : the dialogical approach in the investigation of emic and etic kowledge and techniques.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseA Revista Contexto & Educação permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1482>. Acesso em: 16 out. 2019.-
dc.description.abstractenThe application of ethnomathematics in conjunction with the tools of modeling through ethnomodeling provides a holistic view of mathematical knowledge. Ethnomodeling seeks to connect the cultural aspects of mathematics with its academic aspects. In this context, the main objective of this theoretical article is to alert researchers and investigators to the necessity of developing research and investigations in ethnomodeling with the use of emic, etic, and dialogical approaches. These approaches allow these professionals to acquire a broad comprehension of the mathematical knowledge developed by the members of distinct cultural groups. We conclude that in the ethnomodeling process, the promotion of dialogue between local and academic knowledge is important to approach them through the development of contextualized activities.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.132-152-
Aparece nas coleções:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EtnomodelagemAbordagemDialógica.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.