Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7040
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorPaschoalino, Jussara Bueno de Queiroz-
dc.contributor.authorCampos, Fernanda Araújo Coutinho-
dc.contributor.authorNeves, Inajara de Salles Viana-
dc.contributor.authorFidalgo, Fernando Selmar Rocha-
dc.date.accessioned2016-10-06T17:38:30Z-
dc.date.available2016-10-06T17:38:30Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPASCHOALINO, J. B. de Q. EaD entre os ditames legais e a realidade concreta. Revista Brasileira de Informática na Educação, V. 23, N. 1, 2015. Disponível em: <https://br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2411>. Acesso em: 14 out. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1414-5685-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7040-
dc.description.abstractEste texto resulta da análise do curso de Especialização em Gestão Escolar, ofertado pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG a partir dos ditames legais para a efetivação da Educação a Distância. As reflexões se pautaram nas principais legislações sobre essa modalidade de ensino - Lei 9.394/1996; Decreto 5.622/2005; Decreto 5.773/2006; Portarias Normativas 1/2007 e 2/2007 (revogada); Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância (2007) -, com o desígnio de compreender o desenvolvimento histórico da EaD no Brasil. Salientamos que, devido à inexistência de uma legislação com esse mesmo escopo para a pós-graduação, o documento que balisou este estudo foram os Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância, especialmente no que se refere ao aspecto dos recursos humanos. As orientações determinadas nesse documento possibilitaram a análise do curso em questão, que foi implementado no período de 2008 a 2010. As reflexões realizadas e subsidiadas pelo documento supracitado, assim como a realidade do referido curso, permitiram concluir que essa especialização atendeu aos itens requeridos, principalmente no que se refere às ações para a constituição da equipe de trabalho: professores, tutores e pessoal técnico-administrativo para a manutenção da qualidade de um curso ofertado a distância. O sucesso do curso, explicitado no percentual de quase 80% de aprovação dos gestores em formação, fizeram o diferencial no âmbito nacional, demonstrando uma simetria harmoniosa entre a legislação e a proposta do curso.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectSpecialization in school managementpt_BR
dc.titleEaD entre os ditames legais e a realidade concreta.pt_BR
dc.title.alternativeDistance education between legal dictates and the concrete reality.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Revista Brasileira de Informática na Educação estão sob licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) <http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 14 out. 2019.pt_BR
dc.description.abstractenThis text is the result of ongoing analysis of Specialization in School Management, offered by the Federal University of Minas Gerais – UFMG from legal directives for the effectiveness of Distance Education. The reflections were based in the main legislation on this type of education – Law 9,394/1996; Decree 5,622/2005; Decree 5,773 / 2006; Regulatory Ordinances 1/2007 and 2/2007 (repealed); Quality Benchmarks for Superior Distance Education (2007) - with the purpose of understanding the historical development of distance education in Brazil. We emphasize that, in the absence of legislation with the same scope for the graduate, the Quality Benchmarks documents for Higher Distance Education were the basis for this study, especially with regard to the aspect of human resources. The certain guidelines in this document enabled the analysis of the course in question, which was implemented in the 2008-2010 period. The reflections made and subsidized by the above document, as well as the reality of that course, showed that this specialization met the required items, mainly in respect to actions to make up the work team: teachers, tutors, technical and administrative staff to maintain the quality of a course offered at a distance. The success of the course, explained in the percentage of almost 80% approval of managers in training, made the difference at the national level, demonstrating a harmonious symmetry between the legislation and the proposed course.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.13-
Aparece nas coleções:DEETE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EADDitamesLegais.pdf958,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.