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Título: Uso de pavimento reciclado adicionado com cimento para uso como reforço de base para rodovias : estudo de caso : BR-120.
Autor(es): Hilário, Ronderson Queiroz
Orientador(es): Fernandes, Gilberto
Palavras-chave: Pavimentos de concreto asfáltico
Produtos reciclados
Rodovias
Data do documento: 2016
Membros da banca: Gomes, Romero César
Marques, Geraldo Luciano de Oliveira
Referência: HILÁRIO, Ronderson Queiroz. Uso de pavimento reciclado adicionado com cimento para uso como reforço de base para rodovias: estudo de caso: BR-120. 2016.162 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Geotécnica) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: A reciclagem de materiais oriundos da atividade da engenharia, é um tema que nos últimos anos vem ganhando destaque. Com uma destinação correta para esses materiais com o aproveitamento dos mesmos em obras de engenharia, estamos contribuindo para uma melhor preservação do ambiente. Pensando nisso, a técnica de reciclagem de pavimento para o uso como reforço de base para o mesmo pavimento vem ganhando mais espaço em obras de pavimentação no Brasil. Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo técnico sobre a utilização de pavimento reciclado no reforço de camadas de base em uma rodovia do estado de Minas Gerais. O trabalho consistiu em campanhas de ensaios de laboratório com material colhido em campo pela máquina recicladora, sendo assim ensaiado o material na proporção que está sendo utilizado. Foram analisados o material existente de base, o material reciclado (base + revestimento + cimento) que foi utilizado como reforço, e também uma outra metodologia de reforço que é a reciclagem apenas da base com adição de cimento. O referido estudo foi desenvolvido nas seguintes etapas: análise do potencial técnico dos materiais provenientes das duas estacas que foram analisadas, realizado através de um intenso trabalho laboratorial com a realização dos ensaios de granulometria, comportamento mecânico através dos ensaios do Índice do Suporte Califórnia, expansão, módulo de resiliência, compactação, limites de Atterberg. O estudo tem como finalidade, avaliar a viabilidade técnica de se adicionar este material na composição da estrutura do pavimento com um volume de tráfego com o N=7,65x106 entre as estacas 0 a 2430 (sendo o número de repetições do eixo simples de rodas duplas de 8,2 toneladas) na BR- 120, que liga os municípios de Alvinópolis e Visconde do Rio Branco. Por conseguinte, com presente trabalho podemos concluir, por meio dos resultados de ensaios de laboratório que o revestimento quando misturado ao solo da base existente adicionado cimento tem é um material que pode ser utilizado como base de um pavimento. Os resultados mostraram uma melhora nos parâmetros de resistência e granulométrica. Nos demais parâmetros analisados, não houve mudança, credenciando a mistura o seu uso como base de um pavimento rodoviário.
Resumo em outra língua: The recycling of materials from the engineering activity is a topic that in recent years has been gaining attention. With a correct destination for these materials with the use of these engineering works, we are contributing to better preservation of the environment. Thinking about it, pavement recycling technique for use as base reinforcement for the same pavement is gaining more space in paving works in Brazil. This study aimed to carry out a technical study on the use of recycled pavement strengthening of base layers on a highway in the state of Minas Gerais. The work consisted of laboratory testing campaigns with material collected in the field by the recycler machine, thus tested the material in the ratio being used. We analyzed the existing base material, the recycled material (base + cement + coating) which was used as reinforcement, and also another enhancement method which is the only recycle base with the addition of cement. The study was developed in the following steps: analysis of the technical potential of materials from the two stakes that were analyzed, accomplished through an intense laboratory work to the achievement of grading tests, mechanical behavior through the trials of California Support Index, expansion, resilient modulus, compression, Atterberg limits. The study aims to assess the technical feasibility of adding this material in the pavement structure of the composition with a volume of traffic with N = 7,65x106 between cuttings 0-2430 (being the number of repetitions of the single wheel axis double 8.2 tons) in BR-120, which connects the cities of Alvinopolis and Visconde do Rio Branco. Therefore, in this study we can conclude by the results of laboratory tests that the coating when mixed with the existing soil cement base is added is a material that can be used as a base floor. The results showed an improvement in strength and particle size parameters. Other analyzed parameters, there was no change, accredit the mixture its use as the basis of a road surface.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7036
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