Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/701
Title: Notas sobre a origem hegeliana da crítica do jovem Marx ao estado moderno.
Authors: Furtado, José Luiz
Keywords: Filosofia política
Karl Marx
Georg Wilhelm Friedrich Hegel
Issue Date: 2002
Citation: FURTADO, J. L. Notas sobre a origem hegeliana da crítica do jovem Marx ao estado moderno. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 16, n.31, p.165-182, jan-jul. 2002. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/686>. Acesso em: 20 ago. 2012.
Abstract: Nosso trabalho pretende demonstrar como a impossibilidade do jovem Marx levar a bom termo a crítica da idéia burguesa de emancipação política depende da sua incapacidade em superar a ontologia hegeliana do universal. De fato, a questão consiste em verificar se o processo moderno de emancipação política dirigido pela consolidação do estado burguês é adequado ao processo de realização da essência genérica humana. A crítica do jovem Marx ao Estado moderno parte, no entanto, dos mesmos pressupostos da dialética hegeliana do ser universal, de modo que ele pretende contrapor ao Estado a universalidade imediata do ser social do indivíduo numa sociedade civil reconciliada com sua essência após a dissolução da sociedade privada.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/701
ISSN: 01026801
metadata.dc.rights.license: Permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o armazenamento da versão pós-print. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/90>. Acesso em 12 Ago. 2014.
Appears in Collections:DEFIL - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_NotasOrigemHegeliana.pdf189,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.