Arena conta e canta Zumbi e Tiradentes : estudo de um sistema de encenação.

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Data
2016
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Resumo
A presente pesquisa traça os caminhos de encenação percorridos pelo Teatro de Arena de São Paulo em busca dos rastros estéticos que influenciaram a criação do Sistema Coringa, formulado por Augusto Boal e base para a posterior proposição do Teatro do Oprimido. Para tal, se realizou a análise dos musicais Arena conta Zumbi (1965) e Arena conta Tiradentes (1967), escritos em dupla autoria por Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri, no núcleo do Teatro de Arena - logo após a implementação do Regime Militar no Brasil. O desenvolvimento deste estudo se realizou sob o prisma dos códigos estéticos dos textos e dos dispositivos cênicos utilizados nos referidos musicais e nas dramaturgias de Arena conta Bolívar (1969) e Torquemada (1971), escritas por Augusto Boal.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Teatro de arena, Augusto Boal, Teatro político brasileiro
Citação
SILVA, Nieve Matos da. Arena conta e canta Zumbi e Tiradentes: estudo de um sistema de encenação. 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.