Percepções de um grupo de professores de Matemática acerca das avaliações externas e sua influência na prática docente.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2016
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
As avaliações externas (AE) estão relacionadas à busca pela melhoria da qualidade do ensino, colocando-se como um meio pelo qual se torna possível um planejamento educacional e a verificação da eficácia das políticas públicas desenvolvidas para a educação. Nesse sentido, o entendimento do professor sobre essas avaliações é muito importante. A presente pesquisa foi desenvolvida na Linha 2 do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP, “Formação de Professores de Matemática, Cultura e Ensino-aprendizagem de Matemática”, e compreende um estudo de caso de cunho qualitativo que se debruça sobre um grupo de profissionais da educação de uma escola pública do interior de Minas Gerais com o objetivo de verificar suas percepções acerca das AE. A metodologia de trabalho considera as representações sociais dos sujeitos da pesquisa: cinco professores de matemática do ensino fundamental, o supervisor da escola e a diretora pedagógica da cidade. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e documentos oficiais relativos às AE, e, para a interpretação dos resultados, a análise dos dados obtidos foi realizada por meio da análise de conteúdo e da fundamentação teórica elaborada para esse fim. Os resultados sugerem que o grupo percebe que as AE são importantes, que podem contribuir para a melhoria do ensino público brasileiro e devem continuar a ser realizadas, porém necessitam ser repensadas. Além disso, os participantes consideram que os resultados das AE podem indicar como o trabalho deles está sendo desenvolvido e possibilitar uma reflexão sobre suas práticas pedagógicas. Com relação ao baixo desempenho em Geometria em toda a rede municipal de ensino e, em particular, na escola locus da pesquisa, os participantes consideram que o problema está no fato de esse conteúdo não ser abordado em sala de aula e na falta de tempo. Os participantes também consideram que os anos iniciais do ensino fundamental são um problema para a formação matemática dos alunos e sugerem que o ensino deve ser pautado por um trabalho lúdico, mais dinâmico, com oficinas, jogos, manipulações e uso de material concreto, porém reconhecem que às vezes isso não é possível por falta de preparo dos professores desse ciclo de estudos e, então, sugerem que lhes seja proporcionada uma formação continuada.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Avaliação educacional, Professores de matemática, Representações sociais
Citação
PINTO, Roberto Arlindo. Percepções de um grupo de professores de Matemática acerca das avaliações externas e sua influência na prática docente. 2016. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.