Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6961
Title: Entre a conservação (do eu) e a (sua) dispersão : tensões e transcendência em céu em fogo, de Mário de Sá-Carneiro, um exemplar das escritas modernas do eu.
Authors: Amorim, Bernardo Nascimento de
Keywords: Poéticas da modernidade
Subjetividade
Alteridade
Transcendência
Mário de Sá Carneiro
Issue Date: 2015
Citation: AMORIM, B. N. de. Entre a conservação (do eu) e a (sua) dispersão: tensões e transcendência em céu em fogo, de Mário de Sá-Carneiro, um exemplar das escritas modernas do eu. Itinerários, Araraquara, v. 40, p. 235-248, 2015. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/8176>. Acesso em: 07 ago. 2016.
Abstract: Na obra de Mário de Sá-Carneiro, identifico dois tipos de tensão que me parecem recorrentes, manifestando-se como centrais para a sua poética. O primeiro tipo seria composto pelos movimentos de ascensão e queda; o segundo apresentaria a oposição entre a conservação e a dispersão. Focalizando dois textos de Céu em fogo, ambos marcados pelo jogo ficcional com a escrita diarística, é esta última oposição que procuro aqui explorar, notando algumas de suas nuances e tendo em vista, em particular, a presença da ideia de transcendência, a qual, iluminando um certo trânsito para a alteridade, revelar-se-ia como elemento fundamental do modo como o autor pensa e escreve sobre a própria experiência subjetiva.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6961
ISSN: 0103-815X
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados no periódico ITINERÁRIOS – Revista de Literatura estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: ITINERÁRIOS <https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/index>. Acesso em: 11 out. 2019.
Appears in Collections:DELET - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EntreConservaçãoDispersão.pdf301,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.