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dc.contributor.authorMelo, Guaraci Fernandes Marques de-
dc.contributor.authorCarvalho, Rosana Areal de-
dc.date.accessioned2016-08-22T15:32:14Z-
dc.date.available2016-08-22T15:32:14Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMELO, G. F. M. de.; CARVALHO, R. A. de. Nacional e continental – Brasil e Américas na perspectiva de Primitivo Moacyr. Cadernos de História da Educação, v. 14, p. 773-786, 2015. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/33135>. Acesso em: 07 ago. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn1982-7806-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6926-
dc.description.abstractEste artigo analisa aspectos da historiografia da educação e argumentos que sustentam os diagnósticos empreendidos e modelos propostos a partir da remissão às experiências provinciais entre o mundo latino-americano e as Províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais, com base na produção de Primitivo Moacyr. Desde a Independência, a situação do Brasil no contexto da América Latina destoou-se pela instalação de um regime monárquico em oposição às repúblicas que surgiram na América Espanhola. Muitas vozes se fizeram presentes no sentido de inscrever o Brasil entre as nações predestinadas à república. Moacyr revela o cenário de penúria da instrução pública nas províncias brasileiras, apesar do volume de recursos destinados; as tensões acerca dos métodos de ensino e criação de escolas normais e absoluto silêncio acerca das realidades dos países vizinhos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectInstrução públicapt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.subjectRio de Janeiropt_BR
dc.subjectPrimitivo Moacyrpt_BR
dc.titleNacional e continental – Brasil e Américas na perspectiva de Primitivo Moacyr.pt_BR
dc.title.alternativeNational and continental - Brazil and the Americas in the perspective of Primitivo Moacyr.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados nos Cadernos de História da Educação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Cadernos de História da Educação <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 10 out. 2019.pt_BR
dc.description.abstractenIn this study, we analyze aspects of the historiography of education and the arguments which support the diagnostics made and proposed models from the reference to provincial experiences between Latin American world and the Provinces of Rio de Janeiro and Minas Gerais, based on production Primitivo Moacyr (1867-1942). Since independence, the situation in Brazil in the context of Latin America disagreed when compared to the installation of a monarchy as opposed to republics in the Spanish America. Many voices were present in order to sign the Brazil among the nations predestined to the republic. Moacyr reveals a scenario of shortage in the field of public education in the Brazilian provinces, despite the amount of resources targeted; tensions about the teaching methods and creation of schools for teacher trainingand and absolute silence about the realities of neighboring countries.-
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