Interrogações sobre o lugar do sujeito no delineamento de uma educação especializada.

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Data
2015
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Resumo
Neste artigo, buscou-se indicar alguns movimentos históricos e sociais que foram relevantes para a constituição da educação especializada e que possibilitaram o delineamento de um campo de intervenção em relação à infância distinguida como anormal, tanto no que diz respeito ao surgimento dos incipientes sistemas de ensino quanto à formalização de espaços destinados à abordagem clínica voltada para esse grupo. Nesse contexto, procurouse evidenciar a emergência da figura do especialista, que passa a intervir de modo decisivo nos espaçosinstitucionais a partir de saberes, por vezes tomados como verdade, sobre esses sujeitos. A noção de discurso como forma de estabelecimento do laço social permite formalizar o modo como esses saberes produzem um lugar institucional e social para as pessoas consideradas diferentes, e discutir o quanto o percurso da educação especializada é marcado por uma alternância de significantes-mestres que tendem a cristalizar verdades sobre um sujeito que não é, em sua totalidade, passível de definição.
Descrição
Palavras-chave
Educação especial, Psicanálise, Special education, Psychoanalysis, Sujeito
Citação
RAHME, M. M. F.; VORCARO, A. M. R. Interrogações sobre o lugar do sujeito no delineamento de uma educação especializada. Educação, v. 38, p. 177-184, 2015. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/20043>. Acesso em: 07 ago. 2016.