Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6923
Título: Bom aluno, bom filho : a tensão entre a construção de si e o sucesso escolar em famílias de pais professores.
Título(s) alternativo(s): Good student, good son : tension between the construction of self and school success in families of teacher- -parents.
Autor(es): Nogueira, Marlice de Oliveira e
Palavras-chave: Êxito escolar
Pais professores
Práticas educativas
Teacher parents
Educational practices
Data do documento: 2015
Referência: NOGUEIRA, M. O. e. Bom aluno, bom filho: a tensão entre a construção de si e o sucesso escolar em famílias de pais professores. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 20, p. 67-79, 2015. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2736>. Acesso em: 07 ago. 2016.
Resumo: O estudo apresentado faz parte de um conjunto de pesquisas realizadas desde 2008 acerca dos efeitos de um ser professor nas dinâmicas familiares e nas trajetórias escolares dos filhos. Este texto aborda os processos de construção de si vivenciados por filhos de pais e mães que exercem a docência como profissão, num universo de 40 famílias investigadas por meio de metodologia qualitativa. Os resultados mostram que os pais professores se mobilizam intensamente para favorecer a escolarização dos filhos, mas essa mobilização e os seus impactos na formação dos filhos não se dão de modo homogêneo nas diferentes famílias. A origem social, as condições de existência, as experiências docentes e as diferentes dinâmicas familiares modulam as práticas educativas dos pais professores e impactam sua relação com a vida escolar dos filhos, assim como produzem efeitos diferentes na vida das crianças, que vivenciam uma tensão constante entre a construção de si e a busca do sucesso escolar.
Resumo em outra língua: The present study is part of a set of studies conducted since 2008 on the effects of being a teacher on the family dynamics and educational practices and the children’s educational trajectories. A group of 40 families participated in this qualitative study that aimed to discuss the processes of construction of the self experienced by the children of parents who are teachers. The results showed that, in general, teacher-parents constantly endeavor to promote the education of their children, but this effort and its impact on the children’s schooling vary greatly. Social origin, objective conditions of existence, teaching experiences and the family dynamics shape educational practices and impact the relationship they establish with the school life of their children. This, in turn, produces different effects on the lives of children who experience a constant tension between the construction of themselves and school success.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6923
DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2736
ISSN: 2318-0870
Licença: Os trabalhos publicados na Revista de Educação estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista de Educação <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 10 out 2019.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_BomAlunoBom.pdf614,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.