Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6915
Título: Teacher training and distance education in the state of São Paulo, Brazil : an analysis of production (2000-2010).
Título(s) alternativo(s): Formação de professores e educação à distância no Estado de São Paulo, Brasil : uma análise da produção (2000 - 2010).
Autor(es): Jardilino, José Rubens Lima
Silva, Marcelo Donizete da
Palavras-chave: Teacher training
Distance education
Education policy
Política educacional
Educação a distância
Data do documento: 2015
Referência: JARDILINO, J. R. L.; SILVA, M. D. da. Teacher training and distance education in the state of São Paulo, Brazil: an analysis of production (2000-2010). Acta Scientiarum. EducatioN , v. 37, p. 199-210, 2015. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/22624>. Acesso em: 07 ago. 2016.
Resumo: Neste artigo, analisamos as teses e dissertações produzidas nas três universidades do Estado de São Paulo; USP, UNESP e UNICAMP, no período de 2000 a 2010. O foco da pesquisa é a presença da temática da formação de professores na produção da Educação a Distância. Considerando que as políticas de Estado para o ensino superior, na educação a distância, têm se dirigido prioritariamente às licenciaturas, indagamo-nos de que maneira nas teses e dissertações essa temática têm sido abordada. Utilizamos nessa amostragem a mesma metodologia empregada nos estudos da arte ou do conhecimento realizados no campo da pesquisa educacional. Os achados da pesquisa indicam a presença forte do tema da Formação do Professor na produção analisada, entretanto, há um redirecionamento de foco para outras particularidades da formação que não estão centradas no professor, sua prática e sua carreira.
Resumo em outra língua: This article analyzes the theses and dissertations produced at the three public universities of the state of São Paulo: USP, UNICAMP and UNESP, from 2000 to 2010. It focuses on the theme of teacher training in the production on Distance Education. Since the policies of the State for distance higher education have been primarily aimed at undergraduate courses, the manner how theses and dissertations have addressed this issue is discussed. The methodology used in this sampling consists of the same state-of-the-art or knowledge of the field of educational research. Results indicated a strong presence of the theme of Teacher Training in the analyzed production, with a redirection of focus to other peculiarities of formation that are neither centered on the teacher nor directed to his or her practice and career.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6915
DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i2.22624
ISSN: 2178-5201
Licença: Os trabalhos publicados na Acta Scientiarum. Education estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Acta Scientiarum. Education <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 30 set. 2019.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TeacherTrainingDistance.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.