Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6898
Title: Turismo pedagógico : busca por novos significados para a escola.
Other Titles: Pedagogical tourism : search for new meanings to school.
Authors: Rodrigues, Emanuelle
Alves, Kerley dos Santos
Keywords: Turismo pedagógico
Escola
Educação contemporânea
Pedagogical tourism
Contemporary education
Issue Date: 2014
Citation: RODRIGUES, E.; ALVES, K. dos S. Turismo pedagógico : busca por novos significados para a escola. Revista Cenário, v. 2, p. 131-151-151, 2014. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/11120>. Acesso em: 07 ago. 2016.
Abstract: Este trabalho apresenta o Turismo como uma ferramenta que pode servir à educação no que tange o Turismo Pedagógico. Tem como objetivo entender a inserção desse como uma nova possibilidade pedagógica na relação ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a percepção de três educadoras que participaram de um projeto de extensão intitulado “Turismo Pedagógico na Escola: Uma porta aberta para a educação inclusiva” contribuiu para as análises e discussões que se fazem presentes. Por fim, constatou-se que o Turismo é visualizado pelas educadoras participantes do projeto como uma ferramenta pedagógica. Ainda que uma das entrevistadas o veja como um meio e não uma disciplina, entende que possibilita um aprendizado diferenciado e participativo, necessitando estar alinhado a outros conteúdos do currículo base, para que sua inserção no espaço escolar se justifique. ________________________________________________________________________
ABSTRACT: This paper presents the tourism as a tool that can serve to education regarding the Pedagogical Tourism. Aims to understand like a new educational opportunity in the teaching-learning relationship. In this way, the perception of three educators who participated in an extension project entitled “Turismo Pedagógico na Escola: Uma porta aberta para a educação inclusiva” contributed to the analyzes and discussions that are present. Finally, it was found that tourism is viewed by teachers participating in the project as a teaching tool. Although one of the interviewers see as a means and not a discipline, believes that enables a differentiated and participatory learning, needs to be aligned to the content of the curriculum basis, so that their inclusion in the education space be justified.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6898
ISSN: 23188561
metadata.dc.rights.license: Disponível sob Licença Creative Commons do tipo Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Cenário <http://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario>. Acesso em: 26 nov. 2014.
Appears in Collections:DETUR - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_TurismoPedagógicoBusca.pdf337,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.