Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6893
Título : A teoria do direito natural de Tomás de Aquino na filosofia do direito contemporâneo.
Autor : Oliveira, Júlio Aguiar de
Lessa, Bárbara Alencar Ferreira
Palabras clave : Direito natural
Lei natural
Tomás de Aquino
Ética das virtudes
Fecha de publicación : 2014
Citación : OLIVEIRA, J. A. de; LESSA, B. A. F. A teoria do direito natural de tomás de aquino na filosofia do direito contemporâneo. Revista Opinião Jurídica, Fortaleza, v. 12, p. 208-231, 2014. Disponível em: <http://periodicos.unichristus.edu.br/index.php/opiniaojuridica/article/view/213>. Acesso em: 07 ago. 2016.
Resumen : A ética das virtudes, na perspectiva clássica, tem sido resgatada por filósofos morais e filósofos do direito, por meio de reinterpretações das teorias de Aristóteles e Tomás de Aquino. A filosofia moral moderna, polarizada, basicamente, por deontologistas e utilitaristas, invoca conceitos como obrigação e dever moral, mas ignoram reflexões mais profundas sobre virtude, educação moral, amizade. A partir dessa afirmação, filósofos contemporâneos têm se voltado para as teorias de Aristóteles e Tomás de Aquino, que fornecem descrições consistentes sobre a natureza humana, o direito, a justiça e outras virtudes. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é apresentar o contexto geral da redescoberta contemporânea da filosofia do direito de Aristóteles e Tomás de Aquino, em especial da teoria do direito natural tomista. Em primeiro lugar, será analisada, em linhas gerais, a reabilitação da teoria aristotélica das virtudes no campo da filosofia moral. Em seguida, serão apresentados aspectos da redescoberta da teoria do direito natural de Tomás de Aquino por filósofos contemporâneos, por meio de reinterpretações da teoria tomista, incluindo as teses propostas por Jacques Maritain e John Finnis. Pretende-se, assim, mostrar a posição de destaque ocupada pela teoria de Tomás de Aquino nas discussões contemporâneas em filosofia do direito. Nesse sentido, a teoria tomista não pode mais ser negligenciada no contexto dos debates atuais sobre direito e justiça, podendo, assim, fornecer respostas para problemas de nosso tempo, como a fundamentação dos direitos humanos.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6893
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.12662/2447-6641oj.v12i16.p208.2014
ISSN : 2447-6641
metadata.dc.rights.license: A Revista Opinião Jurídica permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1114>. Acesso em: 09 out. 2019.
Aparece en las colecciones: DEDIR - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_TeoriaDireitoNatural.pdf706,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.