Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6888
Título: A construção da atmosfera cênica no trabalho do diretor : análise do processo de criação do espetáculo “Maria que virou Jonas” da diretora Cibele Forjaz.
Autor(es): Carvalho, Robison Breno Oliveira
Orientador(es): Oliveira, Rogério Santos de
Palavras-chave: Artes cênicas
Teatro - produção e direção
Data do documento: 2016
Membros da banca: Silva, Narciso Laranjeira Telles da
Pinto, Davi de Oliveira
Referência: CARVALHO, Robison Breno Oliveira. A construção da atmosfera cênica no trabalho do diretor: análise do processo de criação do espetáculo “Maria que virou Jonas” da diretora Cibele Forjaz. 2016. 156 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: O ambiente de ensaio pode ser considerado um lugar teatral, ou seja, um local onde as relações teatrais se estabelecem. A partir das relações que acontecem na sala de ensaio é que se instaura a atmosfera cênica. O foco central desta pesquisa trata da criação e efetivação da atmosfera cênica no processo da criação de um espetáculo, observado no trabalho do diretor teatral. Este processo foi observado entre os meses de outubro e fevereiro, o período de criação do espetáculo “Maria que virou Jonas ou a força da imaginação” da Cia Livre na cidade de São Paulo sob a direção de Cibele Forjaz. O que se pretende a partir destas observações é um entendimento sobre as relações estabelecidas pelos procedimentos da diretora na sala de ensaio. Considerando que tais procedimentos conduzem ao estabelecimento de uma atmosfera cênica que permeará os ensaios até a efetivação do espetáculo que será levado a público.
Resumo em outra língua: The rehearsal environment can be considered a theatrical place, so that, a place where the theatrical relationships are established. From the relations that take place in the rehearsal room is that it establishes the scenic atmosphere. The central focus of this research deals with the creation and execution of the scenic atmosphere in the process of creating a spectacle, seen in the work of theater director. This process was observed between the months of October and February, the period of creating the play "Maria que virou Jonas ou a força da imagbinação" of Cia Livre in São Paulo under the direction of Cibele Forjaz. What is required from these observations is an understanding of the relationships established by the procedures of the director in the rehearsal room. Considering that these procedures leading to the establishment of a scenic atmosphere that will permeate the rehearsal until the conclusion of the performance which will be made public.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6888
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/08/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ConstruçãoAtmosferaCênica.pdf3,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons