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dc.contributor.authorFelipe, Israel José dos Santos-
dc.contributor.authorMól, Anderson Luiz Rezende-
dc.contributor.authorAndrade, Bernardo Borba de-
dc.date.accessioned2016-08-19T18:58:47Z-
dc.date.available2016-08-19T18:58:47Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFELIPE, I. J. dos S.; MÓL, A. L. R.; ANDRADE, B. B. de. Predictable and price volatility risk in the brazilian market integration of shrimp. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 5, p. 83-107, 2015. Disponível em: <http://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/1189>. Acesso em: 25 jul. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2238-5320-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6887-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como proposta geral investigar a dinâmica da estrutura de volatilidade nos preços do camarão no mercado brasileiro de pescados. Para tanto, foi feita a descrição dos aspectos iniciais da série de preços do camarão. A partir dessas informações, foram realizados testes estatísticos e selecionou-se modelos univariados para funcionarem como previsores de preços. Apresenta-se como uma pesquisa exploratória de natureza aplicada com abordagem quantitativa. O banco de dados foi coletado através de contato direto com a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). Os resultados apontaram que a grande variabilidade nos preços do ativo se relaciona diretamente com os ganhos e perdas dos agentes de mercado. A série de preços apresenta um forte efeito sazonal e semestral. A média de preço do camarão dos últimos 12 anos foi de R$ 11,58 e, provavelmente, fatores externos à produção e a comercialização (antidumping americano, enchentes e patologias) afetaram fortemente os preços. Dentre o conjunto de modelos testados para a previsão de preços do camarão, foram selecionados quatro, os quais, através do procedimento de previsão de um passo à frente de 𝑦𝑡 de horizonte 12, revelaram-se estatisticamente mais robustos. Concluiu-se que a dinâmica de preços da commodity camarão é influenciada fortemente por fatores produtivos externos e que esses fenômenos causam efeitos sazonais nos preços. Através de modelagem estatística é possível minimizar o risco e a incerteza que estão incorporados no mercado de pescados, deste modo, as estratégias de venda e comercialização para o camarão brasileiro podem ser consolidadas e difundidas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectVolatilitypt_BR
dc.subjectIntegration pricingpt_BR
dc.subjectPrevisibilitypt_BR
dc.subjectCamarãopt_BR
dc.subjectPrevisibilidadept_BR
dc.titlePredictable and price volatility risk in the brazilian market integration of shrimp.pt_BR
dc.title.alternativePrevisibilidade, volatilidade de preços e integração de riscos no mercado brasileiro de camarão.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade <http://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 out. 2019.pt_BR
dc.description.abstractenThe present paper has the purpose of investigate the dynamics of the volatility structure in the shrimp prices in the Brazilian fish market. Therefore, a description of the initial aspects of the shrimp price series was made. From this information, statist ics tests were made and selected univariate models to be price predictors. It´s presented as an exploratory research of applied nature with quantitative approach. The database was collected through direct contact with the Society of General Warehouses of São Paulo (CEAGESP).The results showed that the great variability in the active price is directly related with the gain and loss of the market agents. The price series presents a strong seasonal and biannual effect. The average structure of price of shrimp in the last 12 years was R$ 11.58 and external factors besides the production and marketing (U.S. antidumping, floods and pathologies) strongly affected the prices. Among the tested models for predicting prices of shrimp, four were selected, which through the prediction methodologies of "One Step Ahead" with 12 periods horizon 𝑦𝑡, proved to be statistically more robust. We concluded that the dynamic pricing of commodity shrimp is strongly influenced by external productive factors and that these phenomena cause seasonal effects in the prices. Through statistical modeling is possible to minimize the risk and uncertainty embedded in the fish market, thus, the sales and marketing strategies for the Brazilian shrimp can be consolidated and widespread.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18028/rgfc.v5i4.1189-
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