Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6858
Title: Don’t worry, be happy! : o engodo da qualidade de vida no trabalho.
Authors: Fortes, Juliana Gomes dos Reis
Noronha, Vanessa Quinan de
Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
Issue Date: 2016
Citation: FORTES, J. G. dos R.; NORONHA, V. Q. de; MARANHÃO, C. M. S. de A. Don’t worry, be happy!: o engodo da qualidade de vida no trabalho. FAROL - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, v. 3, p. 60, 2016. Disponível em:<http://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/2661>. Acesso em: 25 jul. 2015.
Abstract: Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) surgiram para melhorar a rotina de trabalho, visando aumentar a satisfação do funcionário e a produtividade. Porém, não deixam claro o papel do trabalhador, e, principalmente, quais os reais resultados alcançados por estes programas. Para compreender o trabalhador nesse contexto foi realizada uma pesquisa genealógica sobre o sentido do trabalho, enfatizando seus contornos adquiridos no (pelo) cenário capitalista. Verificaram-se algumas dissonâncias entre as teorias e a realidade do trabalho na era hegemônica capitalista. Para desvelar as ideologias em torno da QVT, realizou-se uma pesquisa conclusiva descritiva do tipo qualitativa nas publicações Exame e Você S.A, em edições no intervalo de 12 meses. A coleta de dados foi desenvolvida com base documental, do tipo desk research e composta da análise das reportagens sobre QVT. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo, tendo como base espistemo-metodológica o materialismo dialético.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6858
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.25113/farol.v3i6.2661
ISSN: 2358-6311
metadata.dc.rights.license: Os trablhos publicados na Farol estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Farol <http://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 07 out. 2019.
Appears in Collections:DECAD- Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_Don'tWoryHappy.pdf5,86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.