Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6843
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Davidson Paulo Azevedo-
dc.contributor.authorRosa, Milton-
dc.contributor.authorViana, Marger da Conceição Ventura-
dc.date.accessioned2016-08-18T12:32:31Z-
dc.date.available2016-08-18T12:32:31Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, D. P. A.; ROSA, M.; VIANA, M. da C. V. Reflexões sobre a perspectiva sociocultural da história da matemática. Revista Acta Scientiae, v. 17, p. 91-107, 2015. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/956>. Acesso em: 07 ago. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn21787727-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6843-
dc.description.abstractA História da Matemática (HM) representa uma ferramenta pedagógica que pode ser considerada como uma metodologia de ensino promissora para o ensino e a aprendizagem em Matemática. Assim, discute-se neste artigo teórico, a Perspectiva sociocultural da HM como uma possibilidade didática, em que a época na qual o conhecimento matemático foi construído e, também, o contexto sociocultural no qual esse conhecimento foi desenvolvido devem ser analisados. Assim, conhecer a HM pode instrumentalizar os professores para entenderem algumas dúvidas e questionamentos dos alunos, que podem parecer simples à primeira vista, mas se forem analisados historicamente, foram problemas que ocuparam, durante séculos, as mentes grandiosas de muitos matemáticos. __________________________________________________pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The study of History of Mathematics can be considered as an important tool for teachers and can be considered a promising teaching methodology in the teaching and learning of Mathematics. In this theoretical article, the sociocultural perspective of the History of Mathematics as a didactic possibility is discussed, primarily the need to consider the context in which mathematical knowledge along with its sociocultural contexts was developed. Knowing how to use the History of Mathematics can equip teachers to better understand both the doubts and questions of their students, which may seem simple at fi rst glance, but if examined historically, present problems that occupied the great minds of many mathematicians.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectPerspectiva socioculturalpt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectContexto socioculturalpt_BR
dc.subjectSociocultural Perspectivept_BR
dc.subjectHistory of Mathematicspt_BR
dc.titleReflexões sobre a perspectiva sociocultural da história da matemática.pt_BR
dc.title.alternativeReflections about the socio-cultural perspective of history of mathematics.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Acta Scientiae <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 18 nov. 2013.pt_BR
Appears in Collections:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ReflexõesSobrePerspectiva.pdf60,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.