Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6842
Título: Mensuração da inovação em empresas de base tecnológica.
Autor(es): Paula, Helton Cristian de
Starling, Debora Borlido
Nascimento, Juliana Fontes
Barbosa, Francisco Vidal
Palavras-chave: Incubadoras de empresas
Empresas de base tecnológica
Indicadores de inovação
Data do documento: 2015
Referência: PAULA, H. C. de et al. Mensuração da inovação em empresas de base tecnológica. RAI: Revista de Administração e Inovação, v. 12, p. 232-253, 2015. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/102277>. Acesso em: 07 ago. 2016.
Resumo: A inovação tem sido utilizada por um número cada vez maior de empresas como estratégia para obter vantagem competitiva. Para potencializar o desenvolvimento da inovação, vários governos têm incentivado o desenvolvimento de incubadoras de empresas. Dentre os tipos de incubadoras de empresas, destacam-se no contexto da inovação as de base tecnológica, que são aquelas que abrigam empresas com grande potencial de inovação. Apesar da importância da inovação no contexto atual, em especial para as empresas vinculadas a incubadoras de base tecnológica, não foi encontrado consenso na literatura especializada quanto a um conjunto de indicadores que possibilitem monitorar o processo de inovação. Face ao exposto, o presente trabalho se propõe a analisar os mecanismos utilizados para mensurar a inovação tecnológica e propor um conjunto de indicadores para monitorar esse processo nos empreendimentos de base tecnológica. Para isso, foi realizado um estudo exploratório das incubadoras associadas à Rede Mineira de Inovação (RMI) e de suas empresas incubadas, por meio de questionários estruturados e entrevistas semiestruturadas, respectivamente. A pesquisa investigou o uso de mecanismos para mensurar a inovação nesses empreendimentos e constatou o desconhecimento do assunto pela maioria dos participantes. A partir dos problemas e necessidades apontados e da literatura sobre o tema, foi proposto um conjunto de indicadores para mensurar a inovação nessas empresas.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6842
ISSN: 1809-2039
Licença: A Revista de Administração e Inovação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/318>. Acesso em: 27 set. 2019.
Aparece nas coleções:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MensuraçãoInovaçãoEmpresas.pdf706,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.