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Título: Central da Periferia e o debate sobre a valorização cultural : como Estado de Minas, Veja, Observatório da Imprensa e seus públicos receberam esse programa.
Título(s) alternativo(s): Central da Periferia and cultural valuation : how Estado de Minas, Veja and Observatório da Imprensa and their public received this program.
Autor(es): Prado, Denise Figueiredo Barros do
Palavras-chave: Representações sociais
Valorização cultural
Central da periferia
Social representations
Data do documento: 2015
Referência: PRADO, D. F. B. do. Central da Periferia e o debate sobre a valorização cultural: como Estado de Minas, Veja, Observatório da Imprensa e seus públicos receberam esse programa. Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 6, p. 1-14, 2015. Disponível em:<http://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/viewFile/38005/25729>. Acesso em: 25 jul. 2015.
Resumo: Neste artigo, refletiremos sobre os sentidos acionados pelos colunistas e pelos leitores-internautas do Estado de Minas e dos sites da Veja e Observatório da Imprensa em suas interpretações sobre o programa televisivo Central da Periferia (2006). O objetivo desse programa foi apresentar as práticas culturais populares em seu contexto de surgimento com a intenção de valorizá-las e inseri-las no panorama cultural brasileiro. A análise do material recortado nos permite compreender como essa tentativa de valorização cultural promovida pelo programa foi recebida e debatida nesses veículos midiáticos e conduziu à problematização sobre as formas sociais de valorização cultural. Notamos que a maioria dos argumentos contrários ao programa, bem como às práticas culturais e aos artistas apresentados, é sustentada por representações sociais arraigadas, nas quais preconceitos de classe e discursos elitistas são reforçados. Assim, este estudo nos permite entender, com base nas manifestações tanto dos colunistas quanto dos leitores internautas, que os processos de valorização cultural não estão desvinculados de um embate a respeito do lugar social dos grupos populares. Desta forma, esta análise contribui para a reflexão sobre como as relações sociais afetam os processos de valorização cultural no Brasil.
Resumo em outra língua: In this article, we will reflect on the senses triggered by columnists and readers-internauts of Estado de Minas and the websites Veja and Observatório da Imprensa as well as their interpretations of the TV program Central da Periferia (2006). The objective of this TV program was to broadcast popular cultural practices in their context with the intention to value and insert them in the Brazilian cultural panorama. The analysis of these materials allows us to understand how this attempt of cultural appreciation promoted by the program has been received and debated on these media vehicles and led to the questioning of the social forms of cultural valuation. We note that most of the arguments against Central da Periferia, as well as its cultural practices and artists, are sustained by entrenched social representations in which class biases and elitist discourse gain strength. Thus, this study enables us to understand, from the manifestations of columnists and internet readers, that cultural valuation processes are not disconnected from a debate about the social position of popular groups. Thus, this analysis contributes to reflection on how social relationships affect the cultural valuation processes in Brazil.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6825
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/am.v0i9.38005
ISSN: 2238-0701
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Ação Midiática estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Ação Midiática <http://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 set. 2019.
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