A identidade jornalística da agência Pública na discussão sobre o jornalismo contemporâneo.

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Data
2015
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Resumo
A agência Pública é colocada sob investigação teórica quanto à sua identidade. O agenda-mento de pautas sociais de interesse público da agência é compartilhado com a discussão sobre o fazer jornalístico. Pública, como o próprio nome sugere, demarca sua intenção de pautar o debate sobre questões de interesse público. Viabilizada pelo investimento de fundações, o modelo de jornalismo de Pública também propõe a produção de reportagens por meio do financiamento coletivo. A agência utiliza, assim, a plataforma digital como espaço de acirramento de pautas, angulações e criação de possibilidades de interação e participação democrática. Ao analisar a reportagem "Os boias-frias de futebol" e outras produções de Pública, pretendeu-se observar, sob os aspectos discursivos e funcionais, em que medida a proposta da agência de reportagens dialoga com questões fundamentais para a tentativa de entendimento do jornalismo contemporâneo. O aspecto conclusivo deste trabalho apresenta o jornalismo, ancorado na reportagem, como um ator fundamental nos embates públicos da contemporaneidade.
Descrição
Palavras-chave
Jornalismo, Contemporaneity
Citação
CORAÇÃO, C. R.; MARTINS, L. J. A identidade jornalística da agência Pública na discussão sobre o jornalismo contemporâneo. Revista de Estudos da Comunicação, v. 16, p. 150-164, 2015. Disponível em:<http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/comunicacao?dd1=15763&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 25 jul. 2015.