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Title: Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica.
Other Titles: Model proposal of decision areas of competitive strategy : application in a steel plant.
Authors: Silva, Sérgio Evangelista
Curi Filho, Wagner Ragi
Silva, Flávia de Almeida Braga e
Keywords: Áreas de decisão da estratégia competitiva
Mapa estratégico
Valor do produto
Decision areas of competitive strategy
Strategic map
Issue Date: 2015
Citation: SILVA, S. E.; CURI FILHO, W. R.; SILVA, F. de A. B. e. Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva: aplicação em uma grande usina siderúrgica. Produção em Foco, v. 6, p. 56-78, 2016. Disponível em: <http://producaoemfoco.org/producaoemfoco/article/view/216>. Acesso em: 11 jul. 2016.
Abstract: O conceito de estratégia competitiva é um dos principais temas estudados no contexto das empresas. Da perspectiva da relação da empresa com o seu ambiente externo verifica-se nos principais modelos da literatura que os elementos centrais de análise são: o produto, o cliente e a área geográfica de atuação. Todavia, a literatura necessita de uma visão que considere estes três elementos em uma única visão. Frente a esta lacuna teórica este artigo objetivou propor um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva, da perspectiva da relação da empresa com seu ambiente externo. Este modelo é baseado em cinco áreas de decisão, quais sejam: o valor do produto; os segmentos econômicos atendidos; os tipos de clientes atendidos; a área geográfica de atuação; e os canais de distribuição utilizados. Ele é aplicado por meio de um estudo de caso no mapeamento e análise da estratégia competitiva de uma grande usina siderúrgica, gerando como resultado a visão da estratégia desta empresa em um profundo nível de detalhe. Este modelo mostrou-se uma ferramenta útil para se entender a estratégia competitiva desta empresa, podendo também ser utilizado para o mesmo fim em outras empresas industriais.
metadata.dc.description.abstracten: The concept of competitive strategy is one of the main topics studied in the context of companies. From the perspective of the company's relationship with its external environment, the main models of literature are focused in the following elements: product, customer and geographic area of operation. However, the literature lacks of an approach regarding these three elements in a single perspective. Considering this theoretical gap, this paper aims to propose a model of decision areas of competitive strategy from the perspective of the company's relationship with its external environment. This model is based on five decision areas, as follows: product value; served economic segments; types of served clients; geographic areas of operation; and used distribution channels. A case study was developed in a large steel plant by mapping and analyzing its competitive strategy which could result in a deep view of it. This model seems to be a useful tool for understanding the competitive strategy of this company, and it can also be used for the same purpose in other industrial companies.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6809
ISSN: 2237-5163
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Produção em Foco estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Eletrônica Produção em Foco <http://www.sociesc.org.br/producaoemfoco/index.php/producaoemfoco/index>. Acesso em: 02 fev. 2017.
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