Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6714
Title: A prática do bom professor de educação física na perspectiva dos alunos do ensino médio.
Other Titles: The practice of good physical education teachers from the perspective of high school students.
Authors: Souza, Jaqueline Aparecida de
Paixão, Jairo Antônio da
Keywords: Prática pedagógica
Physical education
Professor
Pedagogical practice
Issue Date: 2015
Citation: SOUZA, J. A. de; PAIXÃO, J. A. da. A prática do bom professor de educação física na perspectiva dos alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 96, p. 399-415, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-66812015000200399&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 16 jun. 2016.
Abstract: Analisa a prática pedagógica do docente de Educação Física considerado bom professor na perspectiva dos alunos do ensino médio. A partir de uma investigação de campo descritiva e de cunho qualitativo com um grupo amostral composto por professores considerados bons pelos seus alunos, percebeu-se um padrão tradicional nas aulas quanto à abordagem pedagógica adotada, bem como a hegemonia do conteúdo esporte. No entanto, esses professores buscam articular a Educação Física às demais disciplinas em trabalhos interdisciplinares e, ainda, lançam mão da proximidade com seus alunos para discutir temas relacionados a comportamento, valores éticos e conduta tanto na escola como fora dela. Em suma, o conceito valorativo de bom professor decorre de fatores percebidos na prática pedagógica do professor ao longo de sua trajetória profissional.
metadata.dc.description.abstracten: The study examined the pedagogical practice of Physical Education teachers, considered good teachers from the perspective of high school students. It was conducted an analysis, based on a field investigation of descriptive and qualitative nature, with a sample group of teachers. It was observed a traditional pattern of teaching in relation to the pedagogical approach adopted, as well as the hegemony of sport content. However, these teachers seek to articulate Physical Education to other subjects in an interdisciplinary work, and also seize the proximity to their students in order to discuss topics related to behavior, ethical values and conduct both in and outside school. Briefly, the evaluative concept of good teacher stems from factors perceived in the teacher’s pedagogic practice throughout his/ her professional career.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6714
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/333612962
ISSN: 2178-6681
metadata.dc.rights.license: A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos está licenciada com uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos <http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/issue/view/300>. Acesso em: 24 set. 2019.
Appears in Collections:DEEFD - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PráticaBomProfessor.pdf2,25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.