Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6689
Título: “Nem tudo que reluz é ouro” : uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de ciências.
Título(s) alternativo(s): “All that glitters is not gold” : a discussion on analogies and other similarities and tools used in science teaching.
Autor(es): Mozzer, Nilmara Braga
Justi, Rosária da Silva
Palavras-chave: Analogias
Similaridades
Teaching strategies
Science teaching
Data do documento: 2015
Referência: MOZZER, N. B.; JUSTI, R. da S. “Nem tudo que reluz é ouro”: uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, p. 123-147, 2015. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/753>. Acesso em: 16 jun. 2016.
Resumo: Este artigo apresenta uma ampla revisão da literatura nacional e internacional sobre analogias no ensino de Ciências. Seus objetivos principais são: diferenciar as analogias de outros tipos de similaridades e recursos didáticos frequentemente confundidos por professores, autores de livros e pesquisadores; explicitar e discutir os fundamentos teóricos relacionados às analogias e sua utilização no ensino; e discutir criticamente algumas das principais estratégias de uso das analogias como ferramentas de ensino. Neste sentido, buscamos preencher uma lacuna existente na literatura sobre o tema publicada no Brasil, na tentativa de contribuir para fomentar discussões entre pesquisadores da área de Educação em Ciências e para o desenvolvimento do conhecimento de professores de Ciências sobre analogias.
Resumo em outra língua: This paper presents a comprehensive review of the national and international literature on analogies in science teaching. It aims mainly at: establishing differences among analogies and both other kinds of similarities and teaching strategies that are often mistaken by teachers, textbooks’ authors, and researchers; presenting and discussing the main theoretical frameworks concerning analogies and their use in science teaching; and discussing, in a critical way, some of the main strategies for using analogies in science teaching. In this way, the paper fills a gap in the Brazilian literature in the area. Therefore it may contribute to foster discussions among science education researchers and to the development of science teachers’ knowledge about analogies.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6689
ISSN: 1984-2686
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências estao sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/index>. Acesso em: 09 jul. 2019.
Aparece nas coleções:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_NemTudoReluz.pdf704,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.