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Título: Efeito da corrosão na integridade estrutural da ponte metálica Marechal Hermes.
Autor(es): Brinck, Fabiana Malta
Orientador(es): Cândido, Luiz Cláudio
Neves, Francisco de Assis das
Data do documento: 2004
Referência: BRINCK, Fabiana Malta. Efeito da corrosão na integridade estrutural da ponte metálica Marechal Hermes. 2004. 225 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2004.
Resumo: Sabe-se que a degradação que ocorre em estruturas de pontes metálicas é um problema mundial. Isto ocorre por diversas razões como envelhecimento da ponte, aumento da carga de tráfego, ataque ambiental e algumas vezes devido a projetos, detalhamento e construção da estrutura, inadequados. A degradação usualmente começa no ponto mais debilitado da estrutura, sendo, portanto, necessário procurar por evidências visuais de sua ocorrência. Para resolver todos esses problemas, procedimentos diferentes de inspeção de pontes têm sido aplicados em diferentes países. No Brasil, no entanto, parece não haver preocupação em preservar a integridade das estruturas, não sendo comum a realização de inspeções e/ou manutenções, o que pode afetar a segurança estrutural, levando à necessidade de reparos mais severos e conseqüentemente mais caros. Este trabalho procurou diagnosticar e propor soluções visando a minimização do fenômeno de corrosão desenvolvido na Ponte Marechal Hermes (Rio São Francisco). Para isso foram feitas visitas in locu onde, através de inspeção visual, filmagem e registros fotográficos, coletaram-se os dados necessários para análises. Também foram coletadas amostras e então realizadas caracterizações química, mecânica e metalográfica do aço empregado na ponte, além da análise de corrosão. Fez-se modelagem através de elementos finitos visando analisar o comportamento estrutural da ponte com e sem danos por corrosão, o que possibilitou a verificação dos elementos estruturais mais solicitados e a influência da corrosão nestas regiões. Foram realizados ensaios com névoa salina em diferentes sistemas de pintura visando identificar o melhor procedimento de revestimento para proteção da ponte. Verificou-se que o emprego do sistema de pintura constituído de etil silicato de zinco, com primer epóxi-amida rico em zinco e esmalte poliuretano alifático foi o que apresentou melhor desempenho.
Resumo em outra língua: It's known that the degradation, which occurs in metal bridges structures, is a worldwide problem. This happens because of several reasons such as the bridges' advanced age, the increase of the traffic weight, environmental attacks and, sometimes, because of projects, inadequate detailment and construction of structures. Degradation usually starts at the most weaken point of the structure, therefore it's necessary to look for visual evidences of its incidence. In order to solve all these problems, different procedures in inspection of bridges have been used in different countries. In Brazil, however, it seems there is not any concern about keeping the integrity of the structures, not being commonly used proper procedures such as inspections and maintenance of the structures, what can affect its safety, causing the needs of more severe and expensive repairs. This research intends to make a diagnosis and propose solutions, which aim the least occurrence of the phenomenon of corrosion developed by Marechal Hermes Bridge (São Francisco River). Therefore visits were made in locu, in which visual inspection, screen and photo registers, the information necessary for the analysis were collected. Some samples were also collected and than, chemical, mechanical and metalographic characterization were made on the steel used on the bridge, besides the analysis of the corrosion. The shape was made through limited elements, which aimed to analyze the structural behavior of the bridge with or without damages made by corrosion in these areas. There were made tests with salt spray in different systems of painting which aims to identify the best procedure of covering in order to protect the bridge. It was verified that the use of etil silicate of zinc, with primer epoxy-amide, rich in zinc and aliphatic varnish polyurethane was the one which presented the best performance.
Descrição: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6637
Licença: Open access
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