Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6617
Title: Corpo desembestado : relações entre teatro, literatura e filosofia.
Authors: Silva, Matheus
metadata.dc.contributor.advisor: Dias, Luciana da Costa
Keywords: Performance - arte
Devir - conceito filosófico
Teatro da crueldade
Virginia Woolf
Issue Date: 2016
metadata.dc.contributor.referee: Pedron, Denise Araújo
Oliveira, Aline Mendes de
Citation: SILVA, Matheus. Corpo desembestado: relações entre teatro, literatura e filosofia. 2016. 157 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Abstract: Essa dissertação discorre sobre os conceitos de “devir-animal” e “blocos de sensações – perceptos e afectos” – dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, correlacionando-os com as produções artísticas almejadas pelo Teatro da Crueldade, de Antonin Artaud, e do romance “As ondas”, de Virginia Woolf, bem como as ações na arte da performance que realizo no N3Ps e no Obscena agrupamento. Tais conceitos deleuze-guattarianos, através de um método cartográfico, são instrumentos de intensificação de uma prática que liberta o corpo de uma lógica dominante e o leva para lugares não conhecidos, selvagens e impessoais, produzindo um “corpo desembestado”. Através destas transversalidades, é possível pensar a arte da performance e o Teatro da Crueldade enquanto práticas processuais inventivas que não se prendem a limites fronteiriços entre pensamento e corpo. Ao investigar seus blocos de afectos e perceptos, os corpos podem ultrapassar seus contornos, diluindo a fronteira entre arte e vida. Através do movimento migratório entre homem e animal, este corpo é capaz de tornar expresso sensações não-ditas, a ir além dos signos, ao encontro das coisas em seu estado provisório, afirmando a vida em sua potência produtiva.
metadata.dc.description.abstracten: The present dissertation discuss about the concepts of “animal-becoming” and “blocks of sensations – percepts and affects” – from de philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari, correlating then with the artistic productions created by the Cruelty Theatre, from Antonin Artaud, and the novel “The waves”, from Virginia Woolf, and also by my actions in performance art at N3Ps and Obscena group. These deleuze-guattari’s concepts, by a cartographic method, are instruments of an intensification practice that liberate the body from a dominate logic and take it to unknowing, salvage and no-personal places, producing a “stubborn body”. Throw those transversally relations, it´s possible to think the performance art and the Cruelty Theatre as an inventive progressives practices that do not makes boundaries limits between mind and body, disorganize their primitive forms as revels animals impulses that makes it contracts and dilates. While that investigation of their affects and percepts, the bodies can cross their own outlines, disbanding the frontiers between art and life. Throw the migrate movement between man and animal, that body its capable to express forces and unsaid sensations, go throw the signs, to meet things at their provisory estates, firming life as its own productive potency.
Description: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6617
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/07/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_CorpoDesembestadoRelações.pdf7,98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.