Princípios técnicos de Martha Graham : singularidades de uma poética.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2016
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Martha Graham (1894-1991) foi dançarina e coreógrafa, natural de Allegheny Count, Pennsylvania, nos Estados Unidos. Ícone da Modern Dance norte-americana, ao longo de seus setenta anos de carreira, produziu quase duzentas criações, as quais traziam como tema principal o universo das emoções, elaboradas a partir do diálogo entre criatividade e o desenvolvimento de um notável vocabulário técnico, fruto de inúmeras transformações. No decorrer de sua trajetória, Graham nunca se preocupou de fato em sistematizar e/ou registrar as escolhas e os desdobramentos que perpassaram a construção de sua técnica e de suas criações, e por esse motivo, muitos aspectos primordiais de seu desenvolvimento se encontram submergidos ou estão fadados ao esquecimento com o passar dos anos. Neste viés, o principal intuito desta pesquisa consiste, por meio de pesquisa bibliográfica, em resgatar, apresentar e discutir as relações estruturadas pela artista no desenvolvimento de sua técnica e de suas criações, as possíveis influências oriundas de sua trajetória pessoal, poética e do contexto histórico, social e cultural que atravessaram o movimento da Modern Dance, nos Estados Unidos, cujas singularidades se manifestam nos princípios fundamentais da Martha Graham technique – respiração, contraction e release, e centro motor e de expressividade.
Descrição
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Graham Martha, Dança moderna - técnica, Dança - estudo e ensino
Citação
GONÇALVES, Gabriela de Oliveira. Princípios técnicos de Martha Graham: singularidades de uma poética. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.