Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6528
Título: Super almanaque de ciências da professora Genna : uso didático de histórias em quadrinhos para o ensino de genética no ensino fundamental.
Autor(es): Oliveira, Luiza Gabriela de
Orientador(es): Franco, Marco Antônio Melo
Palavras-chave: Historias em quadrinhos
Ciências - ensino fundamental
Ensino - meios auxiliares
Data do documento: 2015
Membros da banca: Neves, Maria Luiza Rodrigues da Costa
Moreira, Leandro Marcio
Referência: OLIVEIRA, Luiza Gabriela de. Super almanaque de ciências da professora Genna: uso didático de histórias em quadrinhos para o ensino de genética no ensino fundamental. 2015. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2015.
Resumo: Este estudo parte do pressuposto de que o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamental, como previsto nos programas oficiais, não tem sido contemplado na sua especificidade, bem como aborda um conteúdo complexo, que nem sempre motiva o envolvimento dos alunos. Além disso, pressupõe-se que tal conteúdo tem sido utilizado em uma perspectiva didática tradicional, o que pode dificultar ainda mais o seu desenvolvimento pelos professores, além de sua aquisição e a formação do pensamento científico pelos alunos. Nesta perspectiva, buscamos desenvolver um estudo que priorizasse investigar o uso de um recurso didático, diferente dos tradicionalmente utilizados no ensino de genética. Para tanto, foi desenvolvido um material didático que usa as histórias em quadrinhos. O material intitulado Super Almanaque de Ciências da Professora Genna foi utilizado nas aulas de Ciências, abordando o conteúdo de Genética com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de ensino de Belo Horizonte, MG. A pesquisa teve como questão norteadora: Como a dinâmica das aulas de ciências, auxiliada pela utilização do gênero textual História em Quadrinhos, pode influenciar a construção de conceitos científicos sobre Genética, pelos alunos? A abordagem metodológica adotada foi qualitativa. Inicialmente, foi elaborado o material didático, utilizando histórias em quadrinhos e atividades relacionadas ao tema Genética. Posteriormente, esse material foi aplicado em uma sala de aula do 9º ano do Ensino Fundamental II. A pesquisa também contou com o uso de instrumentos de coleta de dados tais como a observação e aplicação de questionários. Os dados coletados permitiram inferir que a dinâmica dialógica das aulas, auxiliada pelo Almanaque, favoreceu a construção dos conceitos relativos ao ensino de genética para o ensino fundamental, na medida em que os alunos se apropriaram dos termos científicos em estudo. Observamos, ainda, que o material promoveu a participação da maioria dos alunos em sala de aula.
Resumo em outra língua: This study assumes that the genetics education in 9th grade of elementary school, as provided in the official programs, has not been contemplated in its specificity as well, it has a complex content and not always motivates student engagement . In addition, it is assumed that such content has been approached in a traditional didactic perspective, which can further hinder the development its development for teachers, and their acquisition and the formation of scientific thought by students. From this perspective, we seek to develop a study to prioritize investigate the use of a didactic resource, different from that traditionally used in genetics education. Therefore, it was developed a courseware using comics. The material called Super Almanaque de Ciências da Professora Genna, was used in science classes addressing the Genetics content with students from 9th of elementary school of a private school education. The research guiding question was: How the dynamics of science classes, aided by the use of genre comic strip, can influence the construction of scientific concepts about genetics by the students? The adopted methodological approach was qualitative. Initially, it was developed the courseware using comic books and activities related to genetic issue. Later, this material was applied in a classroom of the 9th grade of elementary school. The research also included the use of data collection tools such as observation and questionnaires. The collected data allowed to infer that the dialogic dynamic classes, aided by the Almanaque, favored the construction of the concepts related to genetics education for primary education as students have appropriated of the scientific terms being studied. We also observed that the material promoted the participation of the majority of the students in the classroom.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6528
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 10/11/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_SuperAlmanaqueCiências.pdf3,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_SuperAlmanaqueCiências.pdf16,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.