DEMUS - Artigos publicados em periódicos

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    Orientalismo e humanismo em Tanka II de H. J. Koellreutter.
    (2023) Paoliello, Guilherme
    A partir de alguns aspectos formais da obra Tanka II de H. J. Koellreutter e de sua correspondência com Satoshi Tanaka durante a década de 1970, na qual se destaca uma posição utópica em relação às possibilidades de um mundo culturalmente integrado, o artigo estabelece considerações a respeito dos limites e alcances dessa utopia tendo em vista os desdobramentos do processo de globalização, posterior à escrita das cartas e à composição da peça. Para isso aborda o conceito de orientalismo, de Edward Said, potencialmente crítico em relação ao posicionamento utópico de Koellreutter, mas considerando, por outro lado, o conceito de humanismo, também segundo Said, que recupera a contemporaneidade de algumas ideias levantadas pelo compositor, como possibilidade de crítica às formas atuais de interação cultural condicionadas pelo capitalismo global.
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    Ensino de história por meio das sonoridades em uma escola atingida pela Barragem de Fundão (Mariana-MG, 2022).
    (2022) Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Viana, Cibele Aparecida; Diniz, Silvany Ferreira
    O artigo discorre sobre os procedimentos utilizados nas oficinas do projeto pedagógico “Sonoridades Históricas de Bento Rodrigues”, desenvolvido a partir de agosto de 2022, na Escola Municipal Bento Rodrigues, Mariana - MG, soterrada em 2015 devido à queda da Barragem de Fundão e interpreta os resultados parciais obtidos pelo mesmo. Realocada na sede urbana de Mariana, a instituição de ensino tem acolhido ações voltadas à superação do trauma vivido pelos(as) moradores(as) comunidade, bem como ao reconhecimento de seus direitos, entre as quais o projeto aqui abordado, que porta como objetivos: 1) formular com os(as) estudantes (considerando, assim, suas memórias e cultura de história) uma ressignificação do processo histórico de ocupação da região desde o século XVII à atualidade, sob o viés das sonoridades; 2) promover uma crítica propositiva, em âmbito teórico-conceitual e metodológico, ao emprego das sonoridades no ensino de História.
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    Aprender a ensinar no estágio supervisionado : a profissionalidade docente como referência.
    (2023) Pires, Nair Aparecida Rodrigues
    Este ensaio tem como foco discutir a formação de professores de música, com foco na aprendizagem da docência no estágio supervisionado. Tomando como ponto de partida a ideia de formar para uma profissão, os argumentos construídos se apoiam em conceitos como formação, profissionalidade, identidade e socialização para defender a seguinte tese: o curso de Licenciatura em Música forma professores de música para ensinar música, e os processos de socialização ao longo do estágio supervisionado contribuem para construir identidades e profissionalidades docentes. A concepção de estágio supervisionado como rito de transição e espaço de múltiplos encontros embasa a proposta de uma abordagem didática para aprender a ensinar música, que tem como referência a profissionalidade do grupo profissional. Os Ciclos de Aprendizagem organizados em três fases podem se resumir da seguinte maneira: ele faz (professor supervisor), nós fazemos (professor supervisor e licenciando), eu faço (licenciando). A sugestão é de que o licenciando tenha experiência com diferentes tipos de ações didáticas de gestão da classe e gestão dos aprendizados. As fases pensadas como processo podem ser organizadas de acordo com a necessidade de desenvolvimento profissional de cada licenciando. O registro e a reflexão sobre o conteúdo dos diferentes Ciclos de Aprendizagem, configurados ao longo do curso, podem contribuir para trazer à luz o processo de construção da identidade e profissionalidade do futuro professor, nos cursos de Licenciatura em Música.
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    Práticas educativas dos professores-monitores do Programa Escola Integrada.
    (2022) Morais, Danilo Vasconcelos de; Pires, Nair Aparecida Rodrigues
    Este artigo, oriundo de uma pesquisa de mestrado, objetiva compreender as práticas educativas dos professores-monitores do Programa Escola Integrada, refletindo sobre a profissionalidade desses sujeitos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, envolvendo dois professores-monitores de uma escola pública do munícipio de Belo Horizonte. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, entrevista semiestruturada, observação não participante e pesquisa documental. Evidencia-se que, a partir de suas práticas, os professores-monitores têm construído uma nova profissionalidade para atender às demandas impostas pelo PEI. Isto é, as atribuições destes sujeitos pressupõem uma construção de novos saberes e competências. Eles precisam desenvolver oficinas e atividades de acordo com o perfil da comunidade escolar e responsabilizar-se pelos estudantes durante o tempo de desenvolvimento das oficinas, aulas passeios, dos percursos realizados pelo bairro, durante as refeições e momentos de descanso.
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    Brechas sonoras : resistências e recriações. Esgarçando sistemas político-culturais.
    (2023) Buscacio, Cesar Maia; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro
    Este artigo tematiza a promoção de brechas sonoras por parte de grupos subalternizados, entendendo-as como práticas de resistência e de parcial recriação das condições de existência frente a processos de exploração, espo- liação e até de aniquilação com que historicamente defrontam-se tais seg- mentos sociais. Consideramos que as brechas sonoras esgarçam postulados de legitimação identitária e hierárquica vinculadas a sensibilidades e racio- nalidades, contribuindo dessa maneira para fissurar a hegemonia de sistemas político-culturais estabelecidos na modernidade. Sugerimos, como hipótese, que as brechas sonoras assim procedem mediante uma tríplice operatória: 1) seu trânsito incessante, dificultando que sejam por completo capitalizadas ou reificadas; 2) sua imbricação ao sensório e à corporeidade, no acionamento de epistemologias distintas do uso instrumental; 3) sua invocação a ordens utópicas do social, através da interligação a cosmologias, ancestralidades etc. Procedemos, em desdobramento, a uma interpretação de brechas sonoras efetivadas por povos ameríndios e africanos/afrodescendentes nas terras de Minas no decorrer dos séculos XVIII e XIX. Em termos teóricos, funda- mentamos nossa reflexão principalmente no trabalho do historiador jesuíta Michel de Certeau, que abordando as sonoridades como o “outro” da escritura ocidental, indicou seu potencial como “artes do fazer” e “táticas” dos fracos.
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    Música e reminiscência : notas para um concerto em homenagem a Rufo Herrera.
    (2022) Araújo, Francisco Cesar Leandro; Paoliello, Guilherme
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    Regimes de escuta e espaço histórico de Minas (séculos XVIII-XIX).
    (2021) Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Buscacio, Cesar Maia
    Este artigo é resultado de pesquisas acerca das sonoridades ecoantes em Minas Gerais entre os séculos XVIII e XIX, desenvolvidas no âmbito dos estágios pós-doutorais realizados junto ao Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ao Programa de Pós- graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Discorre sobre o tríplice regime de escuta (teológico- católico, racional-ilustrado e romântico) que conferia sentidos à pluralidade sonora ecoante nas terras mineiras entre os séculos XVIII e XIX, ou seja, antes da virada tecnológica que permitiu a gravação e a reprodução de sons em equipamentos de produção industrial. As sonoridades que então reberveravam nessa espacialidade (dos ecossistemas, dos ofícios, das práticas de sociabilidade, de religiosidade, de controle e repressão sócio-política etc.) eram significadas mediante códigos politicoculturais, aqui conceituados como regimes de escuta, com seus específicos critérios de valoração, hierarquização, depreciação e até de silenciamento do audível. Em termos teóricos, a noção de regime de escuta, fundamentada na reflexão foucaultiana, é cotejada neste texto com a concepção musicológica de paisagem sonora. De forma concomitante, é postulado, em interlocução com a reflexão formulada por Michel de Certeau, que os regimes de escuta operantes em Minas colonial e imperial tiveram importante papel na configuração histórica deste território, buscando aproximá-la de um projeto civilizatório continuamente esgarçado não só por tensões e conflitos com alteridades ambientais e socioculturais, mas também por práticas de resistência e subversão dos grupos subalternizados.
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    Trabalhos em grupos na educação infantil : as funções desempenhadas pelas professoras.
    (2021) Freitas, Gleiciara Magalhães; Pires, Nair Aparecida Rodrigues
    Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado profissional, intitulada Trabalhos em grupos como estratégia pedagógica da prática docente na educação infantil. O objetivo deste artigo é identificar as funções desempenhadas pelas professoras no desenvolvimento dos trabalhos em grupos, com crianças na faixa etária de 4 a 6 anos. A pesquisa se insere no campo da pesquisa qualitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados análise de documentos, questionário, grupo focal e observação semiestruturada. Quanto aos resultados, o estudo contribui para entender que todas as ações identificadas compõem a função de mediar. Por meio da mediação o professor estabelece formas de comunicação com a criança e com o grupo, na intenção de construir juntos a compreensão da tarefa proposta, e assim gerar novas aprendizagens.
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    “Help! I need somebody” : music as a global resource for obtaining wellbeing goals in times of crisis.
    (2021) Granot, Roni; Spitz, Daniel H.; Cherki, Boaz Rafael; Loui, Psyche; Timmers, Renee; Schaefer, Rebecca S.; Vuoskoski, Jonna K.; Cárdenas Soler, Ruth-Nayibe; Quadros Júnior, João Fortunato Soares de; Li, Shen; Lega, Carlotta; Rocca, Stefania La; Martínez, Isabel Cecilia; Tanco, Matías; Marchiano, María; Martínez Castilla, Pastora; Pérez Acosta, Gabriela; Martínez Ezquerro, José Darío; Gutiérrez Blasco, Isabel M.; Jiménez Dabdoub, Lily; Coers, Marijn; Treider, John Melvin; Greenberg, David M.; Israel, Salomon
    Music can reduce stress and anxiety, enhance positive mood, and facilitate social bonding. However, little is known about the role of music and related personal or cultural (individualistic vs. collectivistic) variables in maintaining wellbeing during times of stress and social isolation as imposed by the COVID-19 crisis. In an online questionnaire, administered in 11 countries (Argentina, Brazil, China, Colombia, Italy, Mexico, the Netherlands, Norway, Spain, the UK, and USA, N = 5,619), participants rated the relevance of wellbeing goals during the pandemic, and the effectiveness of different activities in obtaining these goals. Music was found to be the most effective activity for three out of five wellbeing goals: enjoyment, venting negative emotions, and self-connection. For diversion, music was equally good as entertainment, while it was second best to create a sense of togetherness, after socialization. This result was evident across different countries and gender, with minor effects of age on specific goals, and a clear effect of the importance of music in people’s lives. Cultural effects were generally small and surfaced mainly in the use of music to obtain a sense of togetherness. Interestingly, culture moderated the use of negatively valenced and nostalgic music for those higher in distress.
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    As mestiçagens da arte e os cruzamentos experienciais das linguagens artísticas das atividades cotidianas na escola.
    (2021) Marques, Walter Rodrigues; Quadros Júnior, João Fortunato Soares de; Nascimento, Francisca Maria Lopes Menezes; Rocha, Luís Félix de Barros Vieira; Ferreira, João Otavio Silva; Costa, Francisco das Chagas Santos; Câmara, Dediane Melry Martins; Cantanhede, Maria Vitória Nascimento
    Este artigo é uma reflexão sobre as atividades experienciais do cotidiano da escola e da sala de aula. Utilizou-se como tema discutir a interdisciplinaridade da música com as outras linguagens artísticas e com outras áreas de conhecimento que permeiam o currículo escolar, objetivando introduzir o cotidiano da escola como conteúdo a ser explorado e estudado cientificamente como apontam (NÓVOA, 1995; COUTINHO, 2012; FAZENDA, 2012), retirando destas vivências no espaço escolar, a característica de trivialidade do fazer. O fazer na sala de aula é sistematizado, baseado em um currículo geralmente fechado, rígido, no entanto, esse fazer na escola é carente da visão e representação científica. Utilizou-se duas imagens para representar o fazer da educação, uma representando a culminância das atividades relacionadas aos festejos juninos na escola e outra imagem (a fotografia de uma pintura/tela/quadro) realizada num espaço informal (Ong) de ensino de arte. A abordagem é a da mestiçagem da/na arte, a interdisciplinaridade (FAZENDA, 1993; 2012), que por vezes está ligada às atividades realizadas na sala de aula. A Arte na escola (Artes Visuais, Teatro, Música, Dança) está definida enquanto componente curricular, mas no seu fazer, as linguagens desse componente se entrelaçam, se utilizam umas das outras – é a interdisciplinaridade. Do resultado desse entrelaçamento, surgem a mestiçagem e o hibridismo na arte. Como manter a identidade na/da arte diante disso? Objetiva-se problematizar o cotidiano escolar e tecer algumas considerações acerca de conceitos relacionados à prática artística como a mestiçagem, a interdisciplinaridade e o hibridismo na/da arte e a polivalência.
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    Musical preferences of teenagers and adults : evidence from a Spanish-speaking sample.
    (2021) Quadros Júnior, João Fortunato Soares de; Sá, Lucas Guimarães Cardoso de; Román Torres, Carmen María
    Music consumption is widely recognized as an important facet of everyday life, and the use of algorithms by online streaming services to suggest songs has aroused a growing scientific interest in how musical preferences are structured. However, existing studies have failed to include Latin genres of music. Therefore, the aim of this study was to develop and validate a measure to assess the musical preferences of Spanish-speaking teenagers and adults. To do this, two independent studies were developed (N1 = 312 Spanish teenagers; N2 = 345 Spanish-speaking adults) using an instrument based on a theoretical structure consisting of 20 musical genres, which reflects the MUSIC model. The results indicated the exclusion of reggaetón for both groups, and confirmed the proposed theory of five dimensions of musical preferences: (a) Intense: emphasis on low sounds and use of electronic instruments; (b) Sophisticated: complex musical structure, dissonant harmonies, and melodies that explore unconventional patterns and diversified rhythms; (c) Contemporary: striking rhythm, emphasis on percussion and electronic instruments, versatility in the prosodic construction of lyrics, and often linked to themes such as inequality and social injustice; (d) Moving: strong connection to dance, especially partner dances, with strong potential for socialization; (e) Unpretentious: music with strong cultural roots specific to the research context. In conclusion, the Scale for Musical Preferences Assessment proved to be an effective instrument for assessing the musical preferences of teenagers and adults, presenting a standard structure for both groups, although there were differences in their perception of musical genres.
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    A modinha e o lundu : uma possível proposta pedagógica.
    (2019) Lima, Edilson Vicente de
    A proposta desde artigo foi efetuar uma breve história da modinha e do lundu, dois gêneros musicais que se ligam a própria história da música brasileira. Articulados à complexidade dos sujeitos sociais envolvidos em suas práticas de composição, execução e recepção, os gêneros em questão, ora acentuam os encontros interculturais, ora destacam os conflitos. Além disso, textos poéticos e a iconografia presente na historiografia dessas manifestações podem nos ajudar a buscar uma pedagogia que articule os processos sinestésicos (perceptivos-cognitivos) ligados à realidade musical.
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    Pautas didáticas na construção da profissionalidade docente.
    (2020) Pires, Nair Aparecida Rodrigues; Gauthier, Clermont
    Diante da necessidade de profissionalização da formação do professor de música, este artigo tem como objetivo refletir sobre as Pautas Didáticas, um conjunto de dispositivos de formação, resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito do estágio de pós-doutorado. Tomando como eixo da formação a reflexão e a profissionalidade docente, entendida como aquilo que é específico para o desempenho da ação docente (comportamentos, atitudes, conhecimentos, habilidades, valores), foi desenvolvido um projeto no estágio supervisionado, no primeiro semestre de 2019. Para a etapa de Interação com a escola, as Pautas Didáticas tiveram foco no espaço escolar (estrutura, funcionamento e projeto pedagógico), na didática em sala de aula (gestão da classe e gestão dos aprendizados), na relação ética (valores, princípios, dilemas e tensões) e no reconhecimento dos aprendizados adquiridos (escrita reflexiva). Nos momentos de organização e socialização dos dados, foram disponibilizados aos licenciandos aportes teóricos e conceituas para subsidiar a análise de situações, dilemas e problematizações. Ao estimular a reflexividade, esses dispositivos caracterizam uma abordagem profissionalizante, uma vez que permitem identificar comportamentos, atitudes, escolhas metodológicas, formular pontos de vista, formalizar e refletir sobre elementos da prática docente observada, desenvolver postura crítica e ética diante de ações e escolhas pedagógicas, levantando pistas para a organização de propostas situadas de intervenção didática.
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    A construção da profissionalidade docente no estágio supervisionado.
    (2020) Pires, Nair Aparecida Rodrigues
    Este artigo tem como objetivo refletir sobre o Projeto Didático, fruto da experiência desenvolvida no âmbito do estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Música, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no primeiro semestre do ano de 2019. O Projeto tomou como referencial teórico a profissionalidade docente, entendida como aquilo que é específico na ação docente e que se constrói a partir da experiência e da prática no campo de trabalho, apoiada em saberes teóricos, práticos e da reflexão ética. Desenvolvido ao longo de um semestre letivo, o Projeto se estruturou em 04 etapas, articuladas entre si: 1-Preparação; 2- Interação com a escola (observação da escola e da sala de aula); 3- Intervenções (planejamento, realização, avaliação); 4- avaliação (seminários, relatório final). As Pautas Didáticas foram elaboradas com o objetivo de proporcionar aos futuros professores maior compreensão do fenômeno educativo a partir de processos de observação, reflexão, problematização, elaboração e realização de práticas de ensino. O Projeto Didático apoiado nas Pautas Didáticas potencializou o processo de reflexão sobre a organização da gestão da classe e gestão dos aprendizados no processo de ensino e de aprendizagem.
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    Poder religioso e poder secular no embate pelo modelo civilizador musical em fins do século XVIII.
    (2017) Lima, Edilson Vicente de
    Este artigo discute a disputa entre o poder secular e o poder religioso na capitania de São Paulo colonial, no último quartel do século XVIII, pelo modelo musical a ser exercido na igreja da Sé por ocasião da chegada do quarto mestre de capela André da Silva Gomes. Aborda os modelos comunicativos em jogo e como a música, a partir de sua expressividade calcada no modelo retórico, incluindo as tópicas, poderia representar o poder divino (o estilo antigo, mais próximo a um modelo barroco) ou o poder secular ilustrado (o estilo moderno, mais afeito ao modelo musical rococó-clássico). “Civilizar” os paulistas passava também pelo controle do modelo comunicacional musical, ligado não só ao caráter (ethos) da obra, mais suscitado por uma gama de afetos (pathos) articulados a partir das possibilidades expressivas do texto religioso ou profano. Mais do que uma disputa estético-estilística, dominar as estratégias sensíveis era governar também as almas e os corações dos ouvintes e, desse modo, controlar um modelo de conduta social.
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    O “americanismo musical” de Curt Lange : por uma Bildung mestiça e tropical.
    (2019) Buscacio, Cesar Maia; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro
    Este artigo interpreta um texto produzido por Curt Lange em 1935 e publicado na Revista Brasileira de Música, no qual ele apresenta o americanismo musical aos leitores brasileiros. Lançando como questão identificar, através desse escrito, balizas teóricas que fundamentaram tal movimento, postula-se que Curt Lange configure o americanismo musical como um enlace da singularidade cultural da América Latina com o universalismo de um legado cultural da humanidade. Tal imbricação, contudo, ainda não estaria concluída, e seu aprimoramento no campo das ideias e das artes deveria culminar numa sociedade mais irmanada. Essa interface singular-universal, por sua vez, pode ser remetida à formação germânica de Bildung, recebida por Curt Lange, em diálogo com premissas do imaginário romântico, do historicismo e da recém-fundada antropologia cultural. Em desdobramento, o americanismo musical reconfigura a tensão universal-particular através da valorização da mestiçagem da “raça latina” e do reconhecimento de um “ethos tropical”.
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    Uma abordagem histórico-sonora do Gualaxo do Norte : interfaces entre inventários e ensino.
    (2020) Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Buscacio, Cesar Maia
    Este artigo introduz questões relativas à interpretação histórico‐sonora do entorno do rio Gualaxo do Norte, Estado de Minas Gerais, desenvolvidas, neste ano em curso, pelos autores na pesquisa de pós‐doutorado em História. Essa espacialidade ganhou projeção mundial devido às funestas consequências da queda da Barragem de Fundão, ocorrida em novembro de 2015, evento que suscitou intensas mobilizações por reparações às comunidades e ao meio ambiente, inclusive no âmbito da memória e do patrimônio. Iniciamos o artigo analisando os inventários patrimoniais realizados, no início do século XXI, pelas prefeituras dos municípios de Mariana e Barra Longa, os quais abarcam áreas e construções próximas ao Gualaxo do Norte, consideradas bens culturais. A seguir, apresentamos material didático, elaborado em versão QRCode, acerca das sonoridades mencionadas em memórias e relatos de viajantes nos séculos XVIII e XIX, cotejando com os silenciamentos daqueles inventários quanto à diversidade de percepções sensoriais ali vivenciadas.
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    A música de Claudio Santoro e o giro cultural, epistemológico e político de 1968.
    (2019) Buscacio, Cesar Maia; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro
    O ano de 1968 mostrou-se emblemático por seus questionamentos às abordagens e sistemas macro-estruturais, numa imbricação entre política, cultura e ciência. Como o campo musical dialogou com tais irrupções? Este artigo busca responder pontualmente a esta inquirição, através da interpretação da produção e da trajetória do regente e compositor brasileiro Cláudio Santoro: no decorrer de 1968, ele transitou entre a Europa, os Estados Unidos e o Brasil, veiculando suas primeiras obras em música eletroacústica. Recorrendo-se à leitura de algumas missivas inéditas e de pesquisas acadêmicas já elaboradas sobre Santoro, postulase aqui, como hipótese, a existência de afinidades entre as intersubjetividades políticas dos movimentos de 1968 e a música eletroacústica de Santoro, desdobradas, por sua vez, em três aspectos complementares: a) a relevância da atuação criativa do intérprete; b) o exercício de democratização da cultura através do acionamento das linguagens, inclusive da música; c) a articulação entre modernidade, memória cultural e música urbana.