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Título: Orientação sexual e HPV : as concepções docentes e a construção de uma proposta colaborativa de formação continuada para professores do ensino fundamental.
Autor(es): Vieira, Maria Isabel dos Santos
Orientador(es): Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Palavras-chave: Professores de ensino fundamental
Formação
Vírus do papiloma
Data do documento: Mar-2016
Membros da banca: Zama, Uyrá dos Santos
Lima, Angélica Alves
Referência: VIEIRA, Maria Isabel dos Santos. Orientação sexual e HPV: as concepções docentes e a construção de uma proposta colaborativa de formação continuada para professores do ensino fundamental. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: O papel da escola na promoção de conhecimento e prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), como a causada pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV), é essencial. Entretanto, observa-se que algumas instituições de ensino básico sinalizam um despreparo técnico com a falta de informações recentes sobre sexualidade. Considerando esse atual cenário, objetiva-se, por meio deste estudo, desenvolver uma proposta colaborativa de desenvolvimento profissional docente sobre Orientação Sexual e HPV baseada na abordagem emancipatória, destinada a professores de uma escola da rede pública. Espera-se que as oficinas que integram a referida proposta contribuam para o favorecimento de estratégias de prevenção dos agravos relacionados ao HPV. Trata-se de um estudo de abordagem mista – qualitativa e quantitativa, realizado com 53 professores que lecionam em escolas públicas do município de Mariana – MG. Em um primeiro momento, realizou-se a aplicação de um questionário para 41 professores, cujo objetivo era identificar as concepções docentes quanto ao HPV e à campanha de vacinação de adolescentes promovida pelo Ministério da Saúde. Seguiu-se com as entrevistas, realizadas com quatro professores, a fim de investigar aspectos relevantes relacionados aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a prática docente dos participantes com relação ao tema sexualidade. Os dados do questionário foram analisados por meio de uma estatística descritiva e os resultados apontaram para um desconhecimento sobre informações básicas por parte dos professores. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas por meio de análise de conteúdo. A partir dos diálogos, foram criadas categorias segundo o referencial teórico dos trabalhos de Maurice Tardif. Por fim, realizou-se o desenvolvimento de uma proposta colaborativa de formação em serviço e posterior aplicação da etapa inicial dessa proposta, intitulada: Abordagem Emancipatória de Educação Sexual: uma possibilidade para o trabalho com HPV. Tal oficina contou com a participação de doze professores. Os resultados obtidos indicam uma boa aceitação por parte dos professores quanto à participação em ações de formação que contribuam para superação das dificuldades ao trabalhar o tema HPV. Conclui-se, portanto, que a proposta colaborativa de formação continuada desenvolvida neste estudo pode contribuir positivamente para agregação e compartilhamento de saberes presentes na prática profissional docente.
Resumo em outra língua: The role of the school in promoting knowledge and prevention of a sexually transmitted disease (STD), such as the one caused by human papilloma virus (HPV), is essential. However, it is noticeable that some basic education institutions signal a technical unpreparedness with the lack of recent information on sexuality. Considering the current scenario, the goal is to develop, through this study, a collaborative proposal for teachers' professional development concerning sexuality education and HPV - based upon the emancipatory approach - intended to teachers of a public school. It is expected that the workshops that compose this proposal contribute to improving strategies for preventing diseases related to HPV. It is a study of mixed approaches - qualitative and quantitative - conducted with 57 teachers who teach in public schools in Mariana, state of Minas Gerais. First, a questionnaire was applied to 41 teachers in order to identify the teachers' conceptions about the HPV and the teen vaccine campaign promoted by the Ministry of Health. Then, interviews were conducted with four teachers to investigate relevant aspects related to the National Curriculum Parameters (NCPs) and the teaching practice of the participants when the topic is sexuality. The questionnaire data were analyzed using descriptive statistics and the results point to a lack of basic information from teachers. All interviews were recorded, transcribed and analyzed by content. From the dialogues were created categories in dialogue in accordance the theoretical framework of Maurice Tardif work. Finally, a collaborative proposal for in-service training and subsequent implementation of the initial phase of this proposal entitled “Emancipation Approach to Sexuality Education: A chance to work with HPV” was developed. This workshop was attended by 12 teachers. The results indicate a good acceptance by the teachers in participating in training activities that contribute to overcoming the difficulties when addressing the issue HPV. Therefore, it is concluded that the collaborative proposal for continuing education developed in this study can contribute positively to aggregation and sharing of knowledge present in the teaching professional practice.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6485
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/05/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

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