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dc.contributor.advisorMendes, Cláudio Lúciopt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Luana de Cássia Martins-
dc.date.accessioned2016-05-09T19:16:36Z-
dc.date.available2016-05-09T19:16:36Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Luana de Cássia Martins. Programas federais de formação inicial de professores da educação básica no Brasil: maquinaria de uma governamentalidade. 2016. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6476-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA formação de professores e as licenciaturas ainda se constituem como problemáticas em aberto para as políticas educacionais no Brasil. Dentro da temática formação de professores da Educação Básica, o objetivo desta dissertação é problematizar como funcionam os programas federais de formação inicial enquanto constituintes de políticas públicas para educação. Elencamos dois objetivos específicos. Primeiro, compreender a racionalidade de governo a perpassar tais programas. Segundo, analisar quais são os procedimentos propostos e os efeitos produzidos por essa racionalidade. A pesquisa se insere na perspectiva da abordagem qualitativa, recorrendo à pesquisa bibliográfica e à análise documental. A noção de governamentalidade é empregada como referencial teórico-metodológico para investigar os programas lançados na última década de 2000. Na articulação entre a noção de governamentalidade e os estudos sobre formação de professores, buscou-se compreender os programas como práticas neoliberais de governo perpassadas e sustentadas por uma racionalidade de governo. Com esses encaminhamentos foi possível notar que os programas federais têm funcionado como os principais responsáveis pela produção de subjetividades docentes contemporâneas. A governamentalidade neoliberal presente nos programas não somente legitima a formação de professores em termos de mercado, mas convoca as Instituições de Ensino Superior a tornar seus produtos acadêmicos e a si mesmas uma mercadoria. Ao realizarmos essa investigação entendemos que a racionalidade neoliberal tem produzido mudanças econômicas concretas na formação inicial, mas também mudanças no interior das subjetividades. A racionalidade presente nos programas analisados parece governar menos a partir do governo de Estado e governar mais a partir das técnicas de governo de si e dos outros.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectBrasil - política e governopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleProgramas federais de formação inicial de professores da educação básica no Brasil : maquinaria de uma governamentalidade.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/04/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeJardilino, José Rubens Limapt_BR
dc.contributor.refereeSantos, Lucíola Licínio de Castro Paixãopt_BR
dc.description.abstractenTeacher formation and degrees still are as problematic open for educational policies in Brazil. Within the thematic formation of Basic Education teachers, the main objective of this dissertation is to discuss the federal initial formation programs as constituents of public policies for education.Two specific objectives were listed. First, understand the rationality of government to pervade such programs. Second, consider what are the procedures and the proposed effects of this rationality. The research fits into the perspective of qualitative approach. For instruments of data collection, we used the literature search and document analysis. The notion of governmentality is used as a theoretical framework to investigate the programs launched over the past decade of 2000. In the relationship between the notion of governmentality and studies on teacher formation, the programs were understood as practices government pervaded and supported by a neoliberal rationality. With these referrals was possible to note that federal programs has functioned as the main responsible for the production of subjectivities contemporary teachers. The neoliberal governmentality present in the programs not only legitimizes the training of teachers in terms of market, but calls the higher education institutions to make their academic products and yourself into a merchandise. To carry out the investigation it was revealed that the neoliberal governmentality produces concrete economic changes, but also changes within the subjectivities. This rationality in the analyzed programs appears to govern less from the state government and govern more from the government techniques of self and others.-
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