Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6434
Title: “Mais feliz que Augusto, melhor que Trajano” (Eutrópio, Breviário, viii. 5. 3) : a construção do ideal de Optimus Princeps em Tácito e Plinio, o jovem.
Authors: Freitas, João Victor Lanna de
metadata.dc.contributor.advisor: Faversani, Fábio
Keywords: Roma
Tacito, Cornélio
Plínio, o jovem
Imagem
Issue Date: 2015
metadata.dc.contributor.referee: Joly, Fábio Duarte
Guarinello, Norberto Luiz
Citation: FREITAS, João Victor Lanna de. “Mais feliz que Augusto, melhor que Trajano” (Eutrópio, Breviário, viii. 5. 3): a construção do ideal de Optimus Princeps em Tácito e Plinio, o jovem. 2015. 193 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2015.
Abstract: A presente dissertação trata da idealização do Optimus Princeps sob o principado de Trajano através das obras de Tácito e Plínio, o Jovem. Entendemos que o principado trajanino foi marcado ideologicamente pela tentativa por parte desse governante em estabelecer uma postura equilibrada entre o poder do princeps e a posição social da ordem senatorial. Em nossa concepção a reprodução e aceitação da imagem de Trajano, por parte da aristocracia senatorial, apoiou-se em diversas ferramentas retóricas, responsáveis por indicar os valores morais pelos quais se orientava a sociedade romana daquela época. Diante de uma análise das obras de Tácito e Plínio, o Jovem, procuramos destacar duas dessas ferramentas, especificamente, ambas baseadas no caráter topologicamente exemplar da literatura romana: a contraposição com seu passado mais recente, ilustrada pela tirania de um Domiciano e a emulação do passado mais remoto, que tinha Augusto como modelo de virtude já estabelecido.
Description: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6434
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/04/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGHis - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_MaisFelizAugusto.pdf2,98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.