Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6423
Título: A formação do gestor educacional : limites e possibilidades após as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2006.
Autor(es): Fernandes, Maria Helena Lino
Orientador(es): Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Palavras-chave: Pedagogia
Currículos - planejamento
Administradores escolares
Data do documento: 2016
Membros da banca: Fernandes, Célia Maria
Albuquerque, Helena Machado de Paula
Referência: FERNANDES, Maria Helena Lino. A formação do gestor educacional: limites e possibilidades após as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2006. 2016. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.
Resumo: Com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, em 2006, novos rumos foram definidos para a formação do pedagogo. Esse dispositivo legal normatizou o fim da formação de especialistas em administração, inspeção, supervisão e orientação escolar que, por muito tempo, fizeram parte do perfil profissional do egresso em Pedagogia e definiu a docência como a base para a formação desse profissional, articulada à formação de gestores educacionais e pesquisadores. Trabalhos desenvolvidos por diversos estudiosos indicam fragilidades nessa formação como curso generalista com formação fragmentada e que não formará bem o professor nem o gestor. Assim, a pesquisa que resultou na presente dissertação tem, como objeto de estudo, a formação do gestor educacional no curso de Pedagogia e, como objetivo, compreender como essa formação está sendo incorporada pelos cursos de Pedagogia após a homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2006. Utilizando uma abordagem de cunho qualitativo esta investigação tem como campo de pesquisa seis Instituições de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais mantidas pelo poder público no âmbito federal. O referencial teórico é composto por autores que discutem a formação do pedagogo como: Libâneo (2008), Pimenta (2011), Franco et al. (2007), Saviani (2012), Pinto (2011), Brzezinski (1996; 2007), Aguiar et al. (2006), entre outros. Para a coleta de dados optou-se pela pesquisa documental e aplicação de questionários a coordenadores, professores e alunos dessas instituições. A análise dos dados toma como base as técnicas de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelaram aspectos importantes de como vem sendo desenvolvida a formação do gestor educacional por meio dos Projetos Pedagógicos que procuram integrar as dimensões da docência, gestão e pesquisa. De acordo com os depoimentos dos sujeitos que vivenciaram esse processo formativo, a ênfase ocorre na formação do docente. No entanto, o depoimento dos alunos indicou práticas curriculares que possibilitam uma base para a formação do gestor educacional.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6423
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/04/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_FormaçãoGestorEducacional.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.