Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6413
Title: Condicionantes de projeto para unidades de pequeno e médio porte utilizando sistema construtivo em perfis formados a frio.
Authors: Henriques, Cristiane Lopes
metadata.dc.contributor.advisor: Sarmanho, Arlene Maria Cunha
Souza, Henor Artur de
Keywords: Estruturas metálicas
Engenharia civil
Aço - estruturas
Construção modular -arquitetura
Issue Date: 2005
Citation: HENRIQUES, Cristiane Lopes. Condicionantes de projeto para unidades de pequeno e médio porte utilizando sistema construtivo em perfis formados a frio. 2005. 202 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2005.
Abstract: O Brasil apresenta um grande déficit de soluções adequadas a suprir a demanda de edifícios escolares de pequeno e médio porte, apresentando um panorama de escolas extremamente desatualizadas e ineficientes às atividades a que se destinam. Portanto, propõem-se neste trabalho, condicionantes específicas para o desenvolvimento de projetos de unidades escolares de ensino infantil, fundamental e médio destinadas a implantação em pequenas cidades, comunidades rurais e ou conjuntos habitacionais. Como o enfoque da pesquisa aborda questões relacionadas a construções estruturadas em aço, as condicionantes desenvolvidas são pensadas de forma a direcionar tanto a concepção do projeto arquitetônico, que neste caso deve se adequar a um elenco de diretrizes específicas, quanto à especificação de um sistema construtivo viável para o tipo de implantação proposto. Uma das premissas do trabalho é através da aplicação das condicionantes, promover um estreito diálogo entre os universos da engenharia e arquitetura de forma a enriquecer e implementar o processo projetual. Portanto, as mesma destinam-se a orientar o desenvolvimento simultâneo das devidas especificações e detalhamentos a fim de originar um projeto baseado na construtibilidade. Assim, possibilita-se uma racionalização da execução e montagem da obra / estrutura, no intuito de alcançar maior rapidez e qualidade, diminuindo desperdícios e custos. Para comprovar a viabilidade e aplicação das condicionantes propostas, no final do trabalho é desenvolvido um modelo de projeto baseado nas mesmas, tanto na concepção arquitetônica quanto no desenvolvimento do sistema construtivo.
metadata.dc.description.abstracten: Brazil presents a great deficit of appropriate solutions to supply the demand of school buildings of small and medium load, configuring a panorama of schools extremely deficient and inefficient to the activities the one that is destined. Therefore, to propose specific prerequisites for the development of projects of school units of teaching infantile, fundamental and medium destined the implantation in small cities, rural communities and other habitational groups. The developed prerequisites are thought from way to address the conception of the architectural project so much, as for the specification of a viable constructive system for the implantation type proposed. One of the premises of the work is through the application of the prerequisites, to promote a strait dialogue between the universes of the engineering and form architecture to enrich and to implement the process of the project. Therefore, the premises are destined to guide the simultaneous development of the specifications and the details in order to originate a appropriate project. Like this, it is made possible a rationalization of the execution and assembly of the project, reaching larger speed and quality, reducing wastes and costs.
Description: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6413
metadata.dc.rights.license: Open access
Appears in Collections:PROPEC - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_CondicionantesProjetoUnidades.pdf8,82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.