O realismo de Büchner em A morte de Danton : sobre a filosofia de Lukács e a origem do “irracionalismo” alemão.

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Data
2015
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Resumo
O objetivo central da dissertação é entender como Lukács pode vir a ter construído a perspectiva apresentada no ensaio O verdadeiro e o fascisticamente falsificado Georg Büchner. Determinado objetivo demanda que sejam demonstrados e explicitados aspectos categoriais e conceitos-chave do pensamento filosófico e estético de Lukács durante a década de 1930. Categorias centrais da ontologia marxiana, como ―trabalho‖, ―teleologia‖ e esfera da práxis (ação), surgem remodelando questões estéticas e o modus operandi com que Lukács compreende a topologia das formas literárias. A partir de então, a ―teoria do reflexo‖ e o caráter objetivo da atividade estética e literária tornam-se pivôs das análises e ensaios da década de 1930. O diagnóstico lukacsiano ainda demonstra como é na Revolução Francesa e nas suas repercussões que surgem o ―irracionalismo‖ e o combate ideológico à razão, plataformas que permitiriam o discurso falsificacionista vir à tona. Sendo Büchner um autor de visão de mundo realista, ele captura e figura de maneira dramática e trágica os bastidores desse processo na revolução.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
György Lukás, Irracionalismo - filosofia, Buchner, Georg, Realismo, Objetividade
Citação
SILVA, Márcio Oliveira Souza de. O realismo de Büchner em A morte de Danton: sobre a filosofia de Lukács e a origem do “irracionalismo” alemão. 2015. 152 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.