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Title: Sistema de Unidades Padrão Escolar - UPEC.
Authors: Silva, Marco Aurélio Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, Francisco Carlos
Santos, Pedrosvaldo Caram
Keywords: Malha reticular
Construção metálica
Projetos arquitetônicos
Issue Date: 1997
Citation: SILVA, Marco Aurélio Ferreira da. Sistema de Unidades Padrão Escolar - UPEC. 1997. 83 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 1997.
Abstract: O tema abordado, SISTEMA DE UNIDADES PADRÃO ESCOLAR - UPEC, possui como objetivo a criação de unidades prediais escolares, projetadas para apoiar o ensino público primário e secundário. A principal característica onde se apoia todo o sistema, é sua flexibilidade. As unidades escolares são viabilizadas e construídas, a partir de um estudo de dimensionamento e classificação em função da demanda local, à época de sua implantação. Daí serem superadas em capacidade, em alguns casos, em curto espaço de tempo. O Sistema proposto permite o crescimento das edificações, habilitando-as para a ampliação do número de usuários existente. A transformação das edificações através da ampliação de suas instalações físicas faz-se de forma natural, sem prejuízo do aspecto formal e sem interromper as atividades escolares durante o período letivo, uma vez que não interfere de forma direta nos espaços existentes. Concebido no sistema estrutural metálico, dado à sua afinidade com os objetivos de nossa proposta, contempla principalmente os seguintes itens: • Flexibilidade • Baixo custo de implantação • Rapidez na execução da obra • Facilidade de transporte • Desmonte e locomoção com reaproveitamento • Possibilidade de industrialização. • Adaptabilidade ao terreno As unidades escolares, denominadas UPECs, classificam-se segundo o número de salas de aula, que pode variar de 4 a 16. Os crescimentos foram previstos caso a caso de acordo com a categoria de cada edificação. A viabilidade do sistema construtivo metálico foi analisada pela USIMINAS, que se posicionou de forma favorável ao projeto apresentado.
metadata.dc.description.abstracten: This work aims at the designing of schools, proposed to the primary and secondary degree, sponsored by the government. The main characteristic of this system is its flexibility. The schools are designed and built according to previous researchs concerning its dimensions and classification according to its local conditions at time of implantation.In this case, they are likely to become surpassed in short time. The system allows the expansion of the building according to its new requirements, fulfilling the needs of the different categories concerning the number of classrooms, and is conceived in steel structures, so that the exchange of categories is achieved in a natural way, keeping the formal aspects and without interference in the school activities.The following itens are considered: • Flexibility • Low costs of implantation • Fast erection of building • Easy transportation • Easy dismounting and new use • Industrialization possibilities • Adaptability to the site The school units are classified according the number of classrooms with can vary from 4 (four) to 16 (sixteen). The expansions where studieds according to each categorie of building. The feasibility of the constructive system was analized and aproved by USIMINAS.
Description: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6239
metadata.dc.rights.license: Open access
Appears in Collections:PROPEC - Mestrado (Dissertações)

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