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dc.contributor.advisorSousa Junior, João Batista Marques dept_BR
dc.contributor.authorCaldas, Rodrigo Barreto-
dc.date.accessioned2016-01-22T16:16:13Z-
dc.date.available2016-01-22T16:16:13Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationCALDAS, Rodrigo Barreto. Análise numérica de pilares mistos aço-concreto. 2004. 200 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6199-
dc.descriptionPrograma de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.Dpt_BR
dc.description.abstractRecentemente, aplicações práticas e pesquisas numéricas e experimentais em estruturas mistas têm crescido grandemente em todo o mundo. Atualmente a norma brasileira voltada para o dimensionamento de estruturas de aço encontra-se em processo de revisão apresentando em seu escopo uma preocupação relevante em relação aos elementos mistos. Em geral, os procedimentos de norma são baseados em hipóteses simplificadoras, o que justifica a necessidade de mais pesquisas sobre a análise desses elementos. O propósito deste trabalho é o desenvolvimento e implementação de procedimentos numéricos voltados para análise de pilares mistos. Primeiramente, um modelo para análise do comportamento de seções arbitrárias é desenvolvido. O modelo permite a consideração de seções genéricas incluindo os pilares mistos mais usuais, como, pilares de seção I envolvidos com concreto e tubulares preenchidos com concreto. Relações momento-curvatura são obtidas, assim como superfícies de interação. Os resultados são validados a partir de dados encontrados na literatura. Em uma segunda etapa, um modelo numérico voltado para a simulação do comportamento de pilares esbeltos com seções genéricas, sujeitos a carregamentos estáticos, é desenvolvido e implementado. O esquema numérico baseia-se em uma formulação de deslocamentos do Método dos Elementos Finitos, sendo capaz de avaliar as não-linearidades física e geométrica. Elementos de barra unidimensionais são utilizados. Vários resultados numéricos e experimentais são utilizados em comparações para a verificação da eficácia do procedimento proposto. Ao final, outros procedimentos numéricos são utilizados para simulação de pórticos e estruturas mistas com o objetivode comprovar a generalidade da formulação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectConstrução mistapt_BR
dc.subjectConstrução metálicapt_BR
dc.titleAnálise numérica de pilares mistos aço-concreto.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseOpen accesspt_BR
dc.description.abstractenIn recent years, practical application and numerical and experimental research on composite steel-concrete structures have increased strongly around the world. The Brazilian Code for Steel Structures, which is under revision, will bring together the provisions for composite steel-concrete construction, which will certainly improve the understanding about its advantages and applicability. However, several code provisions are based on simplified hypotheses, which justifies the need for more research on the analysis of these elements. The purpose of this work is to develop and implement numerical procedures concerning steel-concrete composite columns. In the first part, a model to predict the behaviour of arbitrary composite sections is developed. The model permits the consideration of generic cross-sections including the most usual composite columns, that is, the concrete encased steel profiles and the concrete filled steel tubes. Some numerical procedures related to cross-sectional analysis are then developed. Momentaxial force-curvature relationships are obtained, as well as biaxial bending interaction surfaces. The results are then verified against the available literature. In the second part, a numerical model to predict the behaviour of slender composite columns of arbitrary cross-section, subjected to static loads, is developed and implemented. The numerical scheme, based on the displacement formulation of the Finite Element Method, is able to account for the physical and geometrical nonlinearities which are typical of these elements. One-dimensional beam-column elements are used. The results are compared to a large set of experimental and numerical data, in order to verify the accuracy and robustness of the proposed numerical scheme. At the end, other numerical experiences with composite frames are presented in order to prove the generality of the formulation.-
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