Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6063
Título: Percepções dos estudantes de medicina da UFOP sobre sua qualidade de vida.
Título(s) alternativo(s): Perceptions of UFOP medical students about their quality of life.
Autor(es): Figueiredo, Adriana Maria de
Ribeiro, Gustavo Meirelles
Reggiani, Ana Luiza Martins
Pinheiro, Bruno de Araujo
Leopoldo, Gabriela Oliveira
Duarte, Jessica Almeida Horta
Oliveira, Ligia Barros de
Avelar, Luisa Martino
Palavras-chave: Medical education
Health education
Data do documento: 2014
Referência: FIGUEIREDO, A. M de et al. Percepções dos estudantes de medicina da UFOP sobre sua qualidade de vida. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 38, p. 435-443, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbem/v38n4/04.pdf>. Acesso em 21 out. 2015.
Resumo: Assim como em qualquer comunidade, fatores estressantes estão presentes no dia a dia dos acadêmicos de Medicina, impactando sua qualidade de vida. Como um desdobramento da experiência pedagógica na disciplina Saúde e Sociedade, do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), um grupo de alunos decidiu investigar o tema, a fim de conhecer a própria percepção sobre o assunto. A partir de um grupo focal e com base em parâmetros adotados pelo Grupo de Qualidade de Vida da OMS, foram analisados fatores que têm determinado a qualidade de vida dos acadêmicos de Medicina. O principal elemento considerado na qualidade de vida do estudante de Medicina da Ufop é uma extensa carga horária curricular, frequentemente associada a uma carga excessiva de atividades extracurriculares, que limitam práticas de esporte, lazer e qualidade de sono. Outro ponto considerável é a precária relação dos alunos com a infraestrutura da cidade. Considera-se o grande desafio que se apresenta à adequação do programa do curso às diretrizes curriculares nacionais sem prejuízo das condições necessárias à saúde física e mental dos graduandos.
Resumo em outra língua: As in any community, stressing factors are present in the day-to-day of medicine students, impacting on their quality of life. As a development of the teaching experience in the discipline “Health and Society”, at the medical school of the Universidade Federal de Ouro Preto, a group of students decided to investigate the subject in order to undestand their own perceptions of the issue. A focus group was organised, based on the parameters adopted by the WHO Quality of Life Group, and factors used to determine medical students’ quality of life were analysed. The main elements considered relevant to the quality of life of UFOP medical students are related to long curricular class hours, often associated to an excessive load of extracurricular activities, which limit the practice of sport, leisure and quality of sleep. Another significant point is the precarious relationship between students and the city’s facilities. The great challenge lies in adjusting the course program to national curriculum guidelines without affecting the necessary conditions for the students’ physical and mental health
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6063
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022014000400004
ISSN: 1981-5271
Licença: Todo o conteúdo do periódico Revista Brasileira de Educação Médica, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Brasileira de Educação Médica <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-5502&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 ago. 2019.
Aparece nas coleções:DECGP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PercepçõesEstudantesMedicina.pdf378,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.